Geely confirma SUV híbrido plug-in para 2026 de olho em Song Plus e Haval H6
Após iniciar a operação com dois carros elétricos, marca chinesa vai apostar em SUV médio híbrido, que será produzido no Brasil em 2026
A Geely confirmou oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo a chegada de seu primeiro modelo híbrido ao país: o EX5 EM-I. A estreia do SUV plug-in, prevista para o 1º semestre de 2026, marca a guinada da marca chinesa que, até então, operava no Brasil apenas com os elétricos EX5 e EX2.
O EX5 EM-I chega para disputar uma faixa importante do segmento de SUVs, mirando rivais de peso como BYD Song Plus e GWM Haval H6. O modelo, já registrado no Brasil, utilizará a mesma base do EX5 e promete se destacar pela autonomia combinada.
Será um dos carros que a Geely produzirá em São José dos Pinhais (PR) a partir do 2º semestre de 2026, na fábrica da Renault. A fabricante chinesa criou uma joint venture com a francesa para compartilhar a linha de montagem no Brasil, assim como a plataforma e os motores eletrificados. Para isso, será feito um aporte de R$ 3,8 bilhões no complexo paranaense.
O desenvolvimento do EX5 EM-I é baseado na plataforma GEA, a mesma utilizada pelo modelo elétrico EX5. Seu sistema híbrido plug-in (PHEV) é centrado na combinação de um motor 1.5 aspirado de 111 cv e 13,9 kgfm de torque com um motor elétrico substancialmente mais potente, entregando 217 cv e 26,7 kgfm. A gestão desta potência é feita por um câmbio E-DHT.
Para garantir competitividade no Brasil, a expectativa é que o SUV chegue com a bateria de maior capacidade, de 19 kWh. Esta configuração é o trunfo do modelo, proporcionando até 120 km de autonomia no modo puramente elétrico e um impressionante alcance combinado de até 1.420 km, segundo o ciclo de teste chinês. O benefício prático desta tecnologia é permitir o uso diário totalmente elétrico, com a garantia de uma autonomia estendida para longas viagens.
Apesar de ser a versão híbrida do EX5 elétrico, o EM-I tem um design diferente, com faróis específicos utilizando linhas em led e com uma barra atravessando toda a frente.
Nas dimensões, o EX5 EM-I se alinha perfeitamente à concorrência dos SUVs médios. O modelo mede 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura, com um entre-eixos de 2,75 m. A capacidade do porta-malas é de 528 litros, um volume que o coloca no centro da disputa do segmento. Confirmando o posicionamento para ser um rival direto do Song Plus e Haval H6, a Geely deverá oferecer o SUV em uma faixa de preço próxima aos R$ 250.000.






