Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Geely será sócia da Renault no Brasil para compartilhar fábricas e concessionárias

Geely fechou acordo para se tornar acionista minoritária da operação da Renault no Brasil e seu foco será em carros híbridos e elétricos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 fev 2025, 15h01 - Publicado em 17 fev 2025, 14h58
geely-galaxy-starship-7
 (Geely/Divulgação)
Continua após publicidade

Parceiras de longa data, a Renault e a Geely estão caminhando para estreitar suas relações ainda mais no Brasil. As empresas assinaram um acordo que permitirá que a Geely utilize as fábricas e também a rede de concessionárias da Renault no Brasil para vender seus carros híbridos e elétricos.

A Horse, responsável pela fabricação de motores da Renault, é resultado de uma joint-venture entre a Geely e a Renault que integrou a produção de motores a combustão e de câmbios das duas empresas a nível global. O Renault Grand Koleos, que será lançado no Brasil neste ano, foi criado a partir de um modelo da Geely.

geely-galaxy-starship-7
Geely Galaxy Starship 7 (Geely/Divulgação)

Para viabilizar o negócio, a Geely Holding deve investir na Renault do Brasil para se tornar um acionista minoritário. Isso permitirá que a Geely tenha acesso à infraestrutura de produção local, vendas e serviços. Para isso acontecer, ainda será necessária a assinatura de acordos definitivos e a autorização de autoridades regulatórias.

Continua após a publicidade

Tanto a fábrica de veículos comerciais, responsável por Master e Oroch, quanto a fábrica de carros de passeio, que produz Kardian, Duster e Kwid, poderiam ser usadas para a produção de carros da Geely.

Geely E5
Geely E5 já foi flagrado em testes no Brasil e tem 218 cv e autonomia para até 530 km (Geely/Divulgação)

O que está claro é que a Geely oferecerá apenas carros híbridos e elétricos, evitando, ao menos em um primeiro momento, um conflito com a gama de produtos da Renault. A Geely também poderá se valer da rede de concessionárias da Renault, que já está bem estabelecida no Brasil.

Continua após a publicidade

A Geely Holding é proprietária da Volvo, da Zeekr e da Radar/Riddara, que já atuam no Brasil, mas também comanda a Smart (que poderá retornar ao país) e a Polestar (que confirmou sua estreia no Brasil para 2025). Outras marcas em seu portfólio são a Geely Auto, Lynk & Co, Geometry, Lotus, London Electric Vehicle Company e Farizon Auto – que faz veículos comerciais. É tão gigante que vendeu mais de 3,33 milhões de veículos em 2024 – enquanto o mercado brasileiro somou 2,57 milhões entre automóveis e comerciais leves.

Galaxy E5
(Geely/Divulgação)

No ano passado, a Geely estudava a viabilidade de lançar todas as suas marcas no Brasil, por ser um mercado estratégico nas américas. Os dois carros mais cotados para a reestreia da marca no Brasil (onde esteve entre 2012 e 2014) são SUVs, o elétrico Galaxy E5, que já foi flagrado em testes no Brasil e o Starship 7, versão híbrida plug-in do E5 que já está registrado no Brasil.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O Galaxy E5 tem motor de 217 cavalos e 32,6 kgfm de torque. Na China, pode ser equipado com uma bateria de 49,52 kWh, que garante autonomia de 440 km, enquanto a bateria de 60,22 kWh amplia seu alcance para 530 km.

Galaxy E5
Galaxy E5 (Divulgação/Geely)

Já o Starship 7 utiliza um motor 1.5 aspirado de 111 cv e 13,9 kgfm com um câmbio E-DHT que integra o motor elétrico de 217 cv e 26,7 kgfm. Diz a fabricante que esse conjunto tem uma inteligência artificial integrada, que usa condições da via, área de circulação, altitude e inclinação para decidir qual motor será usado e para aprender os hábitos do motorista.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.