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Ganhar cinco estrelas em teste do Latin NCAP ficará mais difícil

Órgão passará a adotar um protocolo mais rígido a partir de 2020; ESC e frenagem autônoma passarão a ser requisitos mínimos

Por Rodrigo Ribeiro, de Landsberg (Alemanha)
Atualizado em 16 set 2019, 10h46 - Publicado em 12 set 2019, 09h18
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  • Novo Toyota RAV 4 no Latin NCAP
    O RAV4 foi um dos modelos com a melhor nota do Latin NCAP pelos protocolos atuais (Latin NCAP/Divulgação)

    A cada quatro anos o Latin NCAP adota um novo protocolo, gradualmente mais rígido, para avaliar o desempenho em colisões dos carros avaliados.

    A partir de 2020, será mais difícil do que nunca para uma fabricante obter as almejadas cinco estrelas, nota máxima nos crash-tests do órgão latino-americano.

    Entre os novos requisitos que serão exigidos está o ESC e frenagem autônoma de emergência (AEB).

    Os veículos também passarão a ser avaliados em provas de atropelamento, simulando colisões contra pernas e cabeças de pedestres.

    O protocolo mais exigente da história do Latin NCAP avaliará boa parte dos itens já incluídos no procedimento do braço europeu da entidade.

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    Teste AEB com pedestre
    A frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres dará ponto extras (Euro NCAP/Divulgação)

    O controle de estabilidade, por exemplo, deverá ser obrigatório em todas as versões de um modelo – até então era exigido que ele estivesse presente na versão mais vendida ou fosse ofertado com o mesmo volume do pacote mais popular do veículo.

    Um destaque é a bonificação que as fabricantes terão ao incluir itens avançados de condução semiautônoma.

    Carros que ofertarem frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de permanência em faixa e detecção de veículos no ponto cego ganharão pontos extras.

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    Isso permitirá que as marcas compensem uma deficiência em parte do teste com a oferta de itens de segurança ativa.

    Mas Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, adianta que não será possível contornar falhas estruturais severas com a profusão de equipamentos de assistência.

    Correria

    Ganhar cinco estrelas em teste do Latin NCAP ficará mais difícil
    O T-Cross é um dos poucos modelos com condições de manter a nota máxima (Latin NCAP/Divulgação)

    A troca de protocolo provocou uma corrida das fabricantes para que seus modelos sejam avaliados pelo protocolo atual, meno severo.

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    Segundo Furas, antes da aplicação das mudanças mais nove automóveis serão testados até o fim deste ano levando em conta as regras vigentes desde 2016.

    O executivo destaca que este é um processo natural e ocorre com outros NCAP (há divisões do órgão na Coreia do Sul, Japão, Austrália e China).

    No entanto, Furas adianta que algumas fabricantes já desejam testar seus futuros lançamentos pelo novo protocolo.

    Será possível também que carros já testados sejam novamente avaliados a fim de atualizar a pontuação (e tentar, claro, manter a nota máxima). Este é o caso do Volkswagen T-Cross, modelo nacional com a melhor nota dentro das regras válidas até dezembro de 2019.

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    “Se não houver mudanças estruturais, não precisamos realizar um novo crash-test. Os dados dos testes e a oferta de equipamentos podem ser reavaliados de acordo com o novo protocolo”, explica Furas.

    O que não muda é a permissão das fabricantes de divulgarem a nota de testes antigos em seus materiais publicitários e concessionárias.

    O Latin NCAP alega que permite isso porque, junto das estrelas, é obrigatória a exibição do ano em que o teste foi feito.

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