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Uns venderam mais; outros, quase nada. Uns duraram pouco; outros, alguns anos. Mas eles têm em comum a infâmia adquirida no mercado - e que os fez virar história (Montagem/)
1/16 Uns venderam mais; outros, quase nada. Uns duraram pouco; outros, alguns anos. Mas eles têm em comum a infâmia adquirida no mercado - e que os fez virar história (Montagem) 2/16 A proposta era fazer um subcompacto para brigar com modelos como o VW Beetle, que tinham baixo consumo. Mas ele foi equipado... com motores de seis e oito cilindros. (AMC Gremlin (1970-1978)) 3/16 Ele era praticamente um gêmeo do Chevrolet Cavalier. Ok, não seria o primeiro caso na indústria, mas problema é que a Cadillac é a marca de luxo do grupo. Algo como um Audi idêntico a um Voyage. (Cadillac Cimarron (1982-1988)) 4/16 Os pneus traseiros exigiam calibragem 11 libras mais alta que os dianteiros - recomendação que poucos seguiam. Com isso, a dirigibilidade era prejudicada e lhe deu fama de capotador. (Chevrolet Corvair (1960-1969)) 5/16 O prêmio de Carro do Ano da revista Motor Trend prometia. Mas não tardaram a surgir problemas técnicos, de segurança, durabilidade e corrosão. Outro golpe para a GM, logo depois do Corvair. (Chevrolet Vega (1971-1977)) 6/16 O filme De Volta Para o Futuro criou um mito, mas o esportivo de inox tinha desempenho morno e falhas de qualidade. A prisão do fundador por tráfico de drogas decretou o fim da empresa. (DeLorean DMC-12 (1981-1983)) 7/16 O período era de recessão e o portfólio da Ford já era bem abastecido com as marcas Ford, Mercury e Lincoln. O estilo discutível - era chamado de colarinho de cavalo - certamente não ajudou. (Edsel (1958-1960)) 8/16 Sobre ele caíram acusações de tanque que explodia e causava incêndios fatais em colisões traseiras. Sobre a Ford, que ela calculou que os processos custariam menos que a correção do problema. (Ford Pinto (1971-1980)) 9/16 A compra do carro associada à compra de ações do fabricante levou a uma CPI, que pôs fim aos planos da IBAP de produzir o sofisticado Democrata, que deu o último suspiro em 68, ainda como protótipo. (IBAP Democrata (1968)) 10/16 Paralelo à ascensão do nazismo, o popular da Mercedes evoluiu em versões (na foto o 150), que deixaram a desejar em beleza e requinte. (Mercedes-Benz 130/150/170H (1934-1939)) 11/16 Certos carros jamais deveriam deixar de ser conceito - como este crossover que virou piada mundial e tem presença garantida nos rankings dos carros mais feios de todos os tempos. (Pontiac Aztek (2001-2005)) 12/16 Tentar vender a ideia de que ela era um novo tipo de cupê, apesar do formato de minivan, com motor de mais de 200 cv, soou estapafúrdio até para os tradicionalmente vanguardistas franceses. (Renault Avantime (2001-2003)) 13/16 Ter toda a produção de 77 unidades recolhida por conta de trincas no chassi e problemas de estabilidade foi a pá de cal para o projeto desta picape. (Troller Pantanal (2006-2008)) 14/16 Apenas 51 unidades foram concluídas. Acusações de fraude na venda de ações (não comprovadas) ganharam a mídia e deram um fim precoce a um dos projetos mais criativos do pós-guerra americano. (Tucker (1948)) 15/16 A ideia de fazer um Mercedes mais acessível esbarrou quando ele capotou em um teste da imprensa sueca. Sofreu recall e ganhou diversos componentes eletrônicos, mas a reputação já tinha ido embora. (Mercedes-Benz Classe A (1997-2005)) 16/16 Primeiro VW de quatro portas em todo o mundo - sim, pioneirismo nacional -, ele ganhou fama de feio com o apelido Zé do Caixão e só agradou taxistas. Durou de menos de dois anos. (Volkswagen 1600 (1969-1970))
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