![Localizado ao sul de Michigan, o GM Heritage Center reúne algumas das maiores raridades da história de 102 anos, e nós estivemos lá | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Localizado ao sul de Michigan, o GM Heritage Center reúne algumas das maiores raridades da história de 102 anos, e nós estivemos lá | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-00.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Diversos modelos da Cadillac, um mais belo que o outro, embelezam o Heritage Center | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Diversos modelos da Cadillac, um mais belo que o outro, embelezam o Heritage Center | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-34.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Duas raridades: o Cadillac Runabout 1902, uma espécie de carruagem com um motor de apenas 6,5 cv, e o Cadillac Model A, o primeiro modelo de grande volume fabricado pela marca | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-h" rel="migration"></a> Duas raridades: o Cadillac Runabout 1902, uma espécie de carruagem com um motor de apenas 6,5 cv, e o Cadillac Model A, o primeiro modelo de grande volume fabricado pela marca | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-h" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-35.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O enorme galpão agrupa cerca de 200 veículos de todas as épocas, como este belo Corvette Stingray | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O enorme galpão agrupa cerca de 200 veículos de todas as épocas, como este belo Corvette Stingray | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-02.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Todas as gerações do Corvette, aliás, estão representadas no local | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Todas as gerações do Corvette, aliás, estão representadas no local | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-04.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A ala dos muscle-cars está muito bem representada com ícones como o Chevelle SS | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> A ala dos muscle-cars está muito bem representada com ícones como o Chevelle SS | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-05.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Esta unidade da segunda geração do Chevelle SS foi feita em 1970, auge dos potentes (e beberrões) motores V8 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Esta unidade da segunda geração do Chevelle SS foi feita em 1970, auge dos potentes (e beberrões) motores V8 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-06.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Baseada no Chevelle, a segunda geração da picape-cupê El Camino tinha opções com 350 cv e 376 cv | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Baseada no Chevelle, a segunda geração da picape-cupê El Camino tinha opções com 350 cv e 376 cv | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-07.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Eis um reluzente Camaro SS utilizado como pace-car das 500 Milhas de Indianápolis de 1967 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Eis um reluzente Camaro SS utilizado como pace-car das 500 Milhas de Indianápolis de 1967 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-09.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Lado a lado, os Camaros pace-car das edições de 1969 e 2011 das 500 Milhas de Indianápolis | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Lado a lado, os Camaros pace-car das edições de 1969 e 2011 das 500 Milhas de Indianápolis | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-08.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Produzida de 1955 a 1972, a Nomad era uma versão familiar do Chevrolet Bel-Air, e tinha linhas tão belas quanto as do sedã | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Produzida de 1955 a 1972, a Nomad era uma versão familiar do Chevrolet Bel-Air, e tinha linhas tão belas quanto as do sedã | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-38.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A extinta Oldsmobile marca presença com o Starfire 1962, o primeiro carro norte-americano com câmbio automático montado no assoalho, e não na coluna de direção | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-7" rel="migration"></a> A extinta Oldsmobile marca presença com o Starfire 1962, o primeiro carro norte-americano com câmbio automático montado no assoalho, e não na coluna de direção | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-7" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-10.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O Cutlass 442, de 1970, também representa a marca que deixou de existir em 2004 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O Cutlass 442, de 1970, também representa a marca que deixou de existir em 2004 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-11.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O Cadillac V16 foi o modelo topo-de-linha da marca entre 1930 e 1940; inicialmente, teve um motor de 7,4 litros que rendia 165 cv e o levava aos 160 km/h, números assombrosos para a época | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/vi" rel="migration"></a> O Cadillac V16 foi o modelo topo-de-linha da marca entre 1930 e 1940; inicialmente, teve um motor de 7,4 litros que rendia 165 cv e o levava aos 160 km/h, números assombrosos para a época | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/vi" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-31.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O exótico Corvair Monza GT Concept foi apresentado pela primeira vez no Salão de Nova York de 1963; como se nota, ele inspirou o design do Corvette lançado em 1968 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-cent" rel="migration"></a> O exótico Corvair Monza GT Concept foi apresentado pela primeira vez no Salão de Nova York de 1963; como se nota, ele inspirou o design do Corvette lançado em 1968 | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-cent" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-13.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Já viu este carro em algum lugar? Sim, é ele mesmo: o Chevette também está no acervo da GM | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Já viu este carro em algum lugar? Sim, é ele mesmo: o Chevette também está no acervo da GM | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-14.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O Trans-Am, um dos grandes clássicos da Pontiac, aparece na edição Black Special Edition, associada ao filme "Bandit" | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O Trans-Am, um dos grandes clássicos da Pontiac, aparece na edição Black Special Edition, associada ao filme "Bandit" | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-15.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Além do Trans-Am, o GTO também popularizou a marca Pontiac pelos quatro cantos do mundo; o cupê era um dos muscle-cars mais belos e possantes de sua geração | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-7714" rel="migration"></a> Além do Trans-Am, o GTO também popularizou a marca Pontiac pelos quatro cantos do mundo; o cupê era um dos muscle-cars mais belos e possantes de sua geração | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-7714" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-16.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Apresentado em 1969, o Manta-Ray tinha estilo bastante agressivo para a época e inspirou o Corvette lançado um ano antes | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Apresentado em 1969, o Manta-Ray tinha estilo bastante agressivo para a época e inspirou o Corvette lançado um ano antes | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-17.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Não podia faltar a Suburban, o modelo há mais tempo em produção nos EUA (e no mundo): ela foi lançada em 1934 e hoje está em sua 12ª geração | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia m</a> Não podia faltar a Suburban, o modelo há mais tempo em produção nos EUA (e no mundo): ela foi lançada em 1934 e hoje está em sua 12ª geração | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia m</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-39.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Esta era a visão do carro do futuro nos anos 50; o Firebird II era movido por turbina a gás (!), e tinha uma cabine com visão de 360 graus graças à ampla área envidraçada | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-herita" rel="migration"></a> Esta era a visão do carro do futuro nos anos 50; o Firebird II era movido por turbina a gás (!), e tinha uma cabine com visão de 360 graus graças à ampla área envidraçada | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-herita" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-20.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Cheio de asas e apêndices, o Firebird III foi exibido em 1959; seu motor movido com turbina a gás de 225 cv era só uma das tecnologias do projeto, que tinha ar-condicionado, freios ABS e piloto automático | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reporta" rel="migration"></a> Cheio de asas e apêndices, o Firebird III foi exibido em 1959; seu motor movido com turbina a gás de 225 cv era só uma das tecnologias do projeto, que tinha ar-condicionado, freios ABS e piloto automático | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reporta" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-22.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Exótico, o GM 512 era um híbrido que usava apenas eletricidade a até 16 km/h; de 17 km/h a 21 km/h, se movia com eletricidade e um motor a combustão e, acima dessa velocidade, apenas gasolina | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classico" rel="migration"></a> Exótico, o GM 512 era um híbrido que usava apenas eletricidade a até 16 km/h; de 17 km/h a 21 km/h, se movia com eletricidade e um motor a combustão e, acima dessa velocidade, apenas gasolina | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classico" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-27.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Apresentado em 1966, a Electrovan era um estudo movido por 32 células de combustível, mostrando que a propulsão elétrica poderia ser aplicada em série; o projeto foi engavetado pelos altos custos | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/clas" rel="migration"></a> Apresentado em 1966, a Electrovan era um estudo movido por 32 células de combustível, mostrando que a propulsão elétrica poderia ser aplicada em série; o projeto foi engavetado pelos altos custos | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/clas" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-30.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Este é o Impact 1990, que inspirou o GM EV1, o primeiro elétrico moderno produzido em série; a própria GM matou o veículo, supostamente com medo de não lucrar com peças de reposição | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visi" rel="migration"></a> Este é o Impact 1990, que inspirou o GM EV1, o primeiro elétrico moderno produzido em série; a própria GM matou o veículo, supostamente com medo de não lucrar com peças de reposição | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visi" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-26.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Na ala dos carros de competição, temos o Cadillac Northstar LMP, um protótipo que disputou a American Le Mans Series e tinha como meta levar a marca às 24 Horas de Le Mans, o que nunca aconteceu | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/class" rel="migration"></a> Na ala dos carros de competição, temos o Cadillac Northstar LMP, um protótipo que disputou a American Le Mans Series e tinha como meta levar a marca às 24 Horas de Le Mans, o que nunca aconteceu | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/class" rel="migration"></a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-23.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Há também um monoposto da Fórmula Indy de 2001, categoria na qual a Chevrolet está presente até hoje | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Há também um monoposto da Fórmula Indy de 2001, categoria na qual a Chevrolet está presente até hoje | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-24.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O 2002 AUTOnomy Concept foi um estudo de carro movido a célula de combustível, apostando no sucesso do hidrogênio no futuro | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O 2002 AUTOnomy Concept foi um estudo de carro movido a célula de combustível, apostando no sucesso do hidrogênio no futuro | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-29.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Olha ela aí! A Chevrolet Brasil foi uma das picapes mais populares dos anos 60 por aqui, e ganhou um lugar de honra no museu | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Olha ela aí! A Chevrolet Brasil foi uma das picapes mais populares dos anos 60 por aqui, e ganhou um lugar de honra no museu | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-37.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Outra representante verde-e-amarela no Heritage Center é a Veraneio, uma espécie de avó dos SUVs | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Outra representante verde-e-amarela no Heritage Center é a Veraneio, uma espécie de avó dos SUVs | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-36.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Figura carimbada em todos os salões de automóvel do mundo, o Volt também ganhou seu espaço no museu | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Figura carimbada em todos os salões de automóvel do mundo, o Volt também ganhou seu espaço no museu | <a href="https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/reportagens/classicos/visitamos-gm-heritage-center-771490.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140123-gmheritage-25.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
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