Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Um dos sedãs mais queridos da história da Volkswagen, o Passat chega aos 40 anos em plena forma; relembre a seguir sua trajetória de sucesso ao longo destas quatro décadas de vida (divulgação/)
1/17 Um dos sedãs mais queridos da história da Volkswagen, o Passat chega aos 40 anos em plena forma; relembre a seguir sua trajetória de sucesso ao longo destas quatro décadas de vida (divulgação) 2/17 A primeira geração do Passat estreou na Europa em maio de 1973; com linhas assinadas por Giorgetto Giugiaro, vendeu 2,5 milhões de unidades em sete anos somente na Alemanha (divulgação) 3/17 No Brasil, o Passat chegou em setembro de 1974 com dois tipos de acabamento (L e LS); entrou para a história por ser o primeiro VW brasileiro com motor refrigerado a água (Acervo QR) 4/17 O esportivo TS estreou em 1976 com quatro faróis redondos, conquistando uma legião de fãs graças ao desempenho saudável do motor 1.6 (Acervo QR) 5/17 A primeira reestilização nacional veio em 1979, com dois faróis retangulares no lugar do antigo conjunto arredondado (Acervo QR) 6/17 Em 1981, o Passat ganhou traços mais retos e ficou maior; suas versões sedã e perua são velhas conhecidas dos brasileiros: aqui, foram vendidas como Santana e Quantum (divulgação) 7/17 A frente com quatro faróis retangulares surgiu no Brasil em 1983; a última reestilização foi em 1985: além dos para-choques plásticos, o carro trouxe o câmbio de cinco marchas; envelhecido, saiu de linha em dezembro de 1988 (Acervo QR) 8/17 Enquanto isso, na Europa, no mesmo ano estreava a terceira geração do Passat; o carro aproveitava uma versão esticada da plataforma do Golf europeu (divulgação) 9/17 Em 1993, a VW lançou um facelift da terceira geração, suficiente para a marca chamá-lo de B4 (ou quarta geração); esta versão, inclusive, marcou o retorno do nome Passat ao Brasil (divulgação) 10/17 Um Passat completamente novo estreou em 1996; com a plataforma do primeiro Audi A4, ele inaugurou uma nova identidade visual de design na VW (divulgação) 11/17 Uma leve reestilização foi feita em 2001, deixando o Passat com traços mais arredondados, principalmente na dianteira (Acervo QR) 12/17 A sexta geração do Passat surgiu no Salão de Genebra de 2005; em vez de usar plataforma Audi, o carro aproveitava uma derivada do Golf V (Acervo QR) 13/17 Em 2008 foi a vez do Passat CC debutar no Salão de Detroit; concebido para encarar o Mercedes-Benz CLS, trazia um possante motor 3.5 V6 de 300 cv (Acervo QR) 14/17 A última reestilização do Passat foi feita em 2010, com a nova identidade visual da empresa, caracterizada por faróis mais retangulares e a grade filetada (divulgação) 15/17 Ao contrário das antigas gerações, a VW lançou um Passat exclusivamente para os EUA; revelado em 2011, ele é 11 centímetros mais longo que o parente europeu (4,87 metros contra 4,76 metros) (divulgação) 16/17 Na onda aventureira, a VW lançou a Passat Alltrack em 2011; baseada na Variant atual, tem os adereços plásticos pintados de preto e prata que caracterizam este tipo de carro (divulgação) 17/17 Acompanhando o Passat, a marca de Wolfsburg deu um tapa no visual do Passat CC; junto com a mudança visual veio um novo nome: agora ele se chama apenas CC (divulgação)
Abril Comunicações S.A., CNPJ 44.597.052/0001-62 - Todos os direitos reservados.
Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.