GAC GS4 é híbrido como o Corolla Cross, mas preço é de SUV compacto completo
GAC GS4 é híbrido que dispensa carregador como o Toytora Corolla, mas tem o dobro da potência a preço de compacto

O tamanho, o design e a potência do motor importam. Mas o GAC GS4 tem outro argumento forte: é um híbrido pleno com 235 cv e porte de BYD Song Plus e GWM Haval H6, com preço de SUV compacto completo: R$ 189.990 na versão Premium e R$ 199.990 na versão Elite. Os rivais diretos, Haval H6 HEV2, Hyundai Kona, Toyota Corolla Cross e Kia Niro custam entre R$ 215.000 e R$ 220.000.

O GAC GS4 usa o conjunto mecânico G-MC 2.0, desenvolvido em parceria com a Toyota. Combina o motor 2.0 aspirado de ciclo Atkinson com injeção direta a gasolina (140 cv) e um motor elétrico (182 cv e 30,6 kgfm) instalado no câmbio DHT de duas marchas. A potência combinada é de 235 cv – o Corolla Hybrid gera 122 cv.
A bateria, que tem 2,1 kWh e recarrega nas frenagens e desacelerações, permite uso em modo elétrico por pouco tempo e em condições específicas de trânsito ou velocidade constante.

O GS4 responde bem e consegue dar conta de longas acelerações sem perder o pique, porque o motor elétrico faz grande parte do trabalho. A suspensão absorve bem as menores ondulações do asfalto e controla os movimentos da carroceria em curva. Mas a direção, muito rápida, precisa estar no modo esportivo para ter mais peso e passar mais segurança.
Se o design externo é diferente, a cabine não foge à regra e traz soluções inusitadas. É o caso do ajuste de temperatura disfarçado nas saídas de ar centrais e da base de carregamento de smartphone, que desce quando em funcionamento.

Só a versão Elite tem teto solar panorâmico, porta-malas elétrico, bancos de couro e elétricos, rodas aro 19”, head-up display e quadro de instrumentos de 10,25”. Todos têm piloto automático adaptativo de série.
Veredicto
O GS4 é diferentão, mas convence pelo desempenho, conteúdo e preço.
Ficha Técnica – GAC GS4
Preço: R$ 199.990
Motores: dianteiro, 2.0, gasolina, 140 cv e 18,3 kgfm; elétrico, 182 cv e 30,6 kgfm; potência combinada, 235 cv
Bateria: íons de lítio (NMC), 2,1 kWh Câmbio: automático, 2 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.) Freios: disco ventilado (diant.) sólido (tras.)
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: compr., 468 cm; larg., 190,1 cm; alt., 166 cm; entre-eixos, 275 cm; peso, 1.673 kg; porta-malas, 638 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 8 s; veloc. máx., 180 km/h
*Dados de fábrica