Frente de Jaguar e carroceria de Yaris formam o improvável Mitsuoka Viewt
Junção gera a quarta geração do modelo que troca a base de Nissan March pela primeira vez em 30 anos
Ter um carro moderno com estilo de Jaguar antigo —ou quase isso— é possível com o Mitsuoka Viewt. Na verdade, a fusão já existe há 30 anos e chega agora à quarta geração trocando a base do Nissan March pela do Toyota Yaris. Essa é a especialidade da empresa japonesa que tem também em sua linha um Toyota Rav4 com estilo de Chevrolet Blazer dos anos 1980.
A nova geração do Viewt tem frente inspirada no Jaguar Mark 2 de 1963 e se destaca pelos faróis redondos separados das luzes de seta e de neblina. grade filetada característica da marca inglesa e para-choques cromados dão o toque retrô.
Atrás, o tema de círculos e cromados se repete, mas a quarta geração deixa de ser um sedã e se transforma em um hatch. Tudo isso destoa das laterais modernas do Toyota Yaris, que seguem inalteradas a não ser pelo discreto friso e pelas rodas de aço de 14″ com calotas também cromadas.
Por dentro segue sendo um Yaris. A Mitsuoka teve o trabalho de trocar o logotipo do volante e os tecidos por um couro mais claro. Painel, central multimídia e demais equipamentos do hatch da Toyota continuam por lá.
Até a motorização segue inalterada com as três opções disponíveis no Japão. O comprador pode levar um 1.0 ou um 1.5, ambos de três cilindros a gasolina e acoplados a um câmbio CVT. Não há um híbrido com o 1.5 na frente e um elétrico no eixo traseiro.