Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fórmula 1: sábado mostra que GP de Interlagos é amado no Brasil e no mundo

Tempo firme e domínio de Max Verstappen ditam o tom, mas traçado sedutor de Interlagos é capaz, mesmo assim, de arrancar suspiros na corrida Sprint

Por Eduardo Passos
4 nov 2023, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fim de semana de Fórmula 1 só não terá mais gente porque não cabe (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo ainda nem chegou, mas já dá para ver que a Fórmula 1 segue, cada vez, uma obsessão nacional. Com sol e nem sinal da chuva assustadora do dia anterior, o sábado (4) foi de animação e, quem diria, vitória de Max Verstappen, da Red Bull, na corrida Sprint.

    Apesar da pole de Lando Norris (McLaren), o holandês arrancou incrivelmente bem e, já na entrada do S do Senna, liderava a prova. Foram 24 voltas de perseguição, mas o tricampeão mundial levou os oito pontos para casa. Norris ficou em 2º lugar e Sergio Pérez (Red Bull) veio em 3º. 

    O mexicano abre 20 pontos de pontos de Lewis Hamilton (Mercedes) na vice-liderança do campeonato. Mesmo assim, seus 240 pontos não chegam à metade dos incríveis 491 do companheiro de equipe.

    Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (3)
    Max Verstappen, da Red Bull, venceu de novo, mas não conseguiu abrir muita vantagem (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Todo mundo ama Interlagos

    Na era das pistas em paraísos artificiais e muito foco na mídia, a paixão que o circuito brasileiro desperta, no mundo todo, não é por saudosismo. Mesmo entre os “moderninhos”, o autódromo paulistano parece ser, quase unanimemente, o favorito do calendário.

    O público do fim de semana deve exceder as 250.000 pessoas, talvez superando a marca do ano passado. Não é por falta de interesse, entretanto, mas de espaço: na parte externa do circuito, toda área útil já tem arquibancadas há um bom tempo. Restou à organização tentar alocar mais gente no “miolo”, a parte interna do traçado — e, aos fãs, comprar os tíquetes antes que evaporassem das bilheterias ou usar dos contatos para acessar as áreas VIP.

    Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (3)
    Lewis Hamilton não brilhou, mas segue querido e se inspirando em Ayrton Senna (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Em alguns momentos, até parecia a F1 romântica (leia-se precária), mas na parte boa. Quando os carros largaram, a multidão nos diversos setores se juntou o mais perto possível da grade, à moda da geral. Sem muita emoção no campeonato ou política para se misturar à torcida, o foco era admirar os carros mais incríveis do mundo.

    Todavia, o saudosismo é inevitável em Interlagos, onde Ayrton Senna tem sua foto pintada em um gigantesco mural e ainda batiza as primeiras curvas da volta, que exigem perícia. Foi saindo delas que Esteban Ocon, da Alpine, errou e provocou a primeira batida desse ano.

    Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (2)
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Talvez pela chuva que lavou a borracha na sexta-feira (3), a aderência parecia baixa no início do treino que definiu o grid de largada da Sprint. As “traseiradas” estavam comuns no fim da descida do “S”, e Ocon foi o azarado que não conseguiu controlar seus mais de 1.000 cv. 

    Continua após a publicidade

    Sem controle, bateu na roda da Aston Martin de Fernando Alonso e acertou o muro da Reta Oposta. Não houve muito susto, mas veio a bandeira vermelha. O francês ainda negou a óbvia imperícia que causou a batida e o espanhol só lamentou estar “no lugar errado na hora errada”.

    Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023
    Atingido por Esteban Ocon, Fernando Alonso voltou para os boxes com um pneu furado e sem calota (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas Ocon estava de volta para a largada, e as 24 voltas da corrida Sprint foram completadas sem nenhum abandono. Os 20 pilotos brigaram bastante e nem Verstappen conseguiu abrir muita distância, já que sofreu com desgaste dos pneus.

    Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (2)
    Ferrari segue em busca de algo melhor no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Daí em diante, Interlagos sustentou o entusiasmo por suas virtudes. Descidas e subidas e, principalmente, curvas com espaço para ultrapassagens dos F1 cada vez maiores garantiram uma mini-corrida excepcionalmente emocionante. Verstappen logo passou Norris e foi atacado por George Russel (Mercedes), que perdeu o segundo lugar para o conterrâneo. Pérez buscou a terceira posição e Hamilton sofreu com Charles Leclerc e até Yuki Tsunoda (AlphaTauri).

    Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (1)
    O campeão absoluto venceu no sábado, mas seu favoritismo para o domingo pode ser menor do que parece (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Resultado da corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo 2023

    Max Verstappen Red Bull/Holanda
    Lando Norris McLaren/Reino Unido
    Sergio Pérez Red Bull/México
    George Russel Mercedes/Reino Unido
    Charles Leclerc Ferrari/Mônaco
    Yuki Tsunoda AlphaTauri/Japão
    Lewis Hamilton Mercedes/Reino Unido
    Carlos Sainz Ferrari/Espanha
    Daniel Ricciardo AlphaTauri/Austrália
    10º Oscar Piastri McLaren/Austrália
    11º Fernando Alonso Aston Martin/Espanha
    12º Lance Stroll Aston Martin/Canadá
    13º Pierre Gasly Alpine/França
    14º Esteban Ocon Alpine/França
    15º Alex Albon Williams/Tailândia
    16º Kevin Magnussen Haas/Dinamarca
    17º Guanyu Zhou Alfa Romeo/China
    18º Nico Hulkenberg Hass/Alemanha
    19º Valtteri Bottas Alfa Romeo/Finlândia
    20º Logan Sargeant Williams/Estados Unidos

     

    Não foi possível se desprender da corrida em momento algum, já que a imprevisibilidade se mantinha. Os torcedores faziam um barulho que se locomovia pelo traçado junto aos carros de seus favoritos. Os estrangeiros admitiam, em grande número, que o circuito brasileiro não é só o melhor, mas até o “padrão-ouro” para se construir um autódromo de Fórmula 1, disse um inglês. Ao menos na parte onde os carros passam.

    No fim das contas, mais uma vitória do holandês, mas com a sensação de que o domingo promete. Verstappen tem a pole com Leclerc logo atrás. Na segunda fila, as Aston Martin de Lance Stroll e Alonso, respectivamente. Hamilton é o quinto e Norris herdou a sexta posição de Russel, punido.

    Do céu ao asfalto, em Interlagos não há garantias. Nada acontece, até que vem tudo de uma vez. As previsões mais seguras para o domingo são apenas de sol, relativo frio, autódromo abarrotado e 72 voltas em que muito pode acontecer.

    Grid de largada do Grande Prêmio de São Paulo 2023, no domingo

    Max Verstappen Red Bull/Holanda
    Charles Leclerc Ferrari/Mônaco
    Lance Stroll Aston Martin/Canadá
    Fernando Alonso Aston Martin/Espanha
    Lewis Hamilton Mercedes/Reino Unido
    Lando Norris McLaren/Reino Unido
    Carlos Sainz Ferrari/Espanha
    George Russel Mercedes/Reino Unido
    Sergio Pérez Red Bull/México
    10º Oscar Piastri McLaren/Austrália
    11º Nico Hulkenberg Hass/Alemanha
    12º Kevin Magnussen Haas/Dinamarca
    13º Alex Albon Williams/Tailândia
    14º Esteban Ocon Alpine/França
    15º Pierre Gasly Alpine/França
    16º Yuki Tsunoda AlphaTauri/Japão
    17º Daniel Ricciardo AlphaTauri/Austrália
    18º Valtteri Bottas Alfa Romeo/Finlândia
    19º Logan Sargeant Williams/Estados Unidos
    20º Guanyu Zhou Alfa Romeo/China

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.