Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ford Souza Ramos fecha as portas após 50 anos; relembre suas criações

Grupo fundado em 1967 após a compra de rede antiga rede de lojas teve braço responsável pela criação de icônicos 'fora de série' brasileiros

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 14h50 - Publicado em 25 mar 2021, 20h24
souza ramos
Picape Ford F-1000 transformada em SUV pela SR Souza Ramos (Acervo/Quatro Rodas)

Quem acompanha o mercado automotivo brasileiro pelo menos ao longo dos últimos 50 anos já deve ter ouvido num nome emblemático, o da rede de concessionárias paulistana Souza Ramos, históricamente ligada à Ford, sendo um dos principais revendedores da marca em São Paulo.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Agora, diante da mudança nas operações da marca, que deixou de produzir veículos no Brasil, a Ford Souza Ramos comunicou em seu site decidiu fechar as portas por completo, encerrando sua rica história com a marca do oval azul.

Comunicado do site da Ford Souza Ramos
Comunicado do site da Ford Souza Ramos (Reprodução/Internet)

Mas se engana quem pensa que a Souza Ramos foi apenas uma rede de concessionárias como qualquer outra. Entre 1979 e 1996 havia a SR Veículos Especiais, uma divisão do grupo, responsável por diversas criações únicas para o mercado brasileiro, sempre usando como base modelos da Ford.

Continua após a publicidade

Um dos fortes da empresa era a transformação das picapes da marca em modelos com cabine dupla, utilitários esportivos e até furgões. Quem não se lembra das luxuosas SR Ibiza feitas com base nas picapes F-1000, ou das Pampa SR, cabine dupla, lançadas décadas antes da primeira Fiat Strada do tipo?

Perua Maverick
Transformada pela Souza Ramos, era feita a partir do sedã (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O mercado dos “fora de série” brasileiros surgiu com a proibição das importações de veículos novos entre 1976 e 1990, para impulsionar a indústria nacional. Para contornar as limitações da época, várias empresas surgiram, modificando modelos produzidos aqui para oferecer algo diferente ao mercado.

Pampa SR XP
Pampa SR XP (Souza Ramos/Divulgação)

Daí, surgiram modelos como a perua Maverick, não oferecida por aqui pela Ford, e os SR Max Sport, uma F-1000 cabine dupla pra lá de modificada. Algumas das transformações adicionavam grandes quantias ao valor do veículo original, o que os transformaram em cobiçados itens de luxo.

Ka SRT
Ka SRT tinha motor 1.0 turbo com kit da Souza Ramos (Souza Ramos/Divulgação)
Continua após a publicidade

As criações da Souza Ramos continuaram após a abertura das importações, mas em ritmo bem mais lento. Depois do fim da divisão de Veículos Especiais, as concessionárias ainda ofereciam kits de preparação, como o feito para o Ka 1.0 com motor Zetec Rocam.

O KA SR T (Souza Ramos Turbo) lançado em 2000 chegava a 78 cv com um turbo e tinha até entrada de ar no capô e rodas especiais, numa época em que motores turbo de pequeno volume ainda eram raridade. O kit era anunciado a R$ 3.990, na época, ou R$ 21.683 (IGP-M) de hoje.

A Souza Ramos também foi responsável pela venda de caminhões da Ford no Brasil desde 2003 até o fim da fabricação dos modelos em 2020.

Vale lembrar que o Grupo Souza Ramos também é responsável pela importação, comercialização e produção dos carros da Mitsubishi e da Suzuki, que não serão afetadas pela decisão.

Continua após a publicidade

Encolhimento da rede de concessionárias Ford

Mesmo após mais de três meses do anúncio de que a Ford encerrará toda a produção de automóveis no Brasil até o fim de 2021, o litígio entre a fabricante e sua rede de concessionárias está longe de ter um desfecho.

O número de concessionárias pode ser reduzido a 1/4 das atuais 280 que compõem a rede e mesmo as que pretendem se manter na rede não estão completamente felizes.

Isso porque os grupos que se desligarem da Ford terão direito a uma indenização da Ford. As demais também estariam pleiteando uma indenização, já que esperam queda nas vendas e na rentabilidade de suas lojas ao passar a vender apenas carros novos importados e que custam a partir de R$ 170.000. Há quem defenda o desligamento com a Ford para depois fechar um novo contrato de concessão.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 743
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.