Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Ford Puma ST 1.0 é híbrido leve com 170 cv e… câmbio Powershift

Indo de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, o híbrido leve da Ford tem potência de 170 cv e 25 kgfm de torque

Por Bruno dos Santos
9 mar 2023, 14h15 • Atualizado em 9 mar 2023, 14h23
Ford Puma ST Powershift 2023
Ford Puma ST (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade
  • O Ford Puma ST 2023 está estreando na Europa com uma nova mecânica. Como alternativa ao motor 1.5 turbo de 200 cv, o SUV compacto passa a estar disponível com um novo 1.0 EcoBoost com sistema híbrido leve que entrega surpreendentes 170 cv e 25 kgfm.

    O detalhe: seu câmbio é sempre um Powershift, automatizado de dupla embreagem, em versão com sete marchas. Mas este não é o mesmo câmbio problemático do passado. Na versão 1.5. o câmbio é sempre manual de seis marchas,

    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    A ideia é conciliar o desempenho com o baixo consumo de gasolina. O Puma ST Powershift 0,6 segundo mais lento que o ST 1.5 Turbo: são 7,4 s contra 6,7 segundos para chegar aos 100 km/h. Segundo a Ford, a versão híbrida leve tem consumo médio de 15,9 km/l e emite 144 g/km de CO2.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    A bateria de 48 volts do sistema híbrido é de lítio e a atuação do motor/gerador consegue aumentar em até 10% a força do motor nas rotações mais baixas e pode elevar a potência em até 10 cv.

    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    Para favorecer a dinâmica, o câmbio Powershift muda seu comportamento de acordo com o modo de condução selecionado, podendo reduzir até três marchas de uma só vez no modo Sport. A suspensão tem amortecedores especiais, molas com vetorização de torque e eixo de torção 50% mais rígido. A barra estabilizadora dianteira também é mais rígida e a direção tem respostas 25% mais rápidas.

    Continua após a publicidade
    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    Visualmente o Puma ST Powershift 2023 não tem diferença do Puma ST comum. Uma nova cor foi adicionada em 2023, o Azul Azura, que terá opção de ser combinada com um teto preto brilhante.

    Continua após a publicidade
    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    Por padrão, ele tem uma tela sensível ao toque de 8” e um painel de instrumentos digital de 12,3”, além de um carregador sem fio, sensor de estacionamento e bancos esportivos em couro sintético. Ele acompanha o Ford MegaBox no piso do porta-malas.

    Os preços ainda não foram divulgados, porém a versão híbrida deve ser um pouco mais barata que a mais potente com motor 1.5.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.