Ao desenvolver novos carros, o método típico é primeiro construir diversos protótipos e, em seguida, testá-los exaustivamente. Infelizmente, o processo de construção de todas as peças necessárias para fazer os protótipos, geralmente através de estampagem em chapa de metal, muitas vezes pode ser tão difícil quanto construí-las para os veículos de produção.
Na verdade, pode levar de dois a seis meses para algumas das partes serem desenvolvida. A Ford parece ter desenvolvido uma nova tecnologia que poderia reduzir potencialmente o tempo que leva para construir peças de protótipos de meses para apenas algumas horas.
A tecnologia é chamada de Ford Freeform Fabrication Technology (F3T) e conta com duas ferramentas do tipo estilete, guiadas por um software CAD, que trabalham em harmonia em lados opostos do pedaço da chapa de metal.
Semelhante a uma impressora digital, depois que os dados de uma peça são captados pelo software, os caminhos das ferramentas gerados pelo computador controlam a máquina F3T para deixar a chapa de metal em sua forma final, de acordo com as dimensões requeridas e já com acabamento superficial.
Apenas algumas das aplicações incluem a construção de protótipos, veículos conceito e peças de personalização. Isso mesmo, a Ford Motor Company afirmou que a tecnologia poderia permitir que os proprietários personalizassem as chapas de metal dos seus veículos.
A Ford ainda está desenvolvendo a tecnologia, portanto, ainda não a usará fora do laboratório, mas isso deve ser apenas uma questão de tempo. Outros colaboradores do projeto incluem Boeing e MIT, bem como o Departamento de Energia dos Estados Unidos, que forneceu US$ 7,04 milhões de dólares para ajudar a financiar o desenvolvimento.
Veja o vídeo da Ford Freeform Fabrication Technology (F3T):