Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Ka 2020 perde airbag e multimídia moderno, mas fica mais caro

Bolsas de cortina não são mais oferecidas nem como opcional e sistema Sync 3, que inclui chamadas automáticas de emergência, foi aposentado

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 17 jun 2019, 14h36 - Publicado em 17 jun 2019, 08h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Ka FreeStyle 1.0 (1)
    A versão FreeStyle 1.5 com câmbio manual deixou de ser oferecida (Divulgação/Ford)

    Em menos de 30 dias a Ford deixou de vender o Focus no Brasil, tirou o Fiesta de linha e lançou uma série especial em clima de velório para comemorar 100 anos de suas operações no país.

    A sequência de más notícias, porém, não acabou: a marca acaba de lançar a linha 2020 do Ka, que ficou mais caro e perdeu equipamentos.

    Ford Ka FreeStyle 1.0
    O sistema Sync 2.5, mais simples, substituiu a 3.0 (Divulgação/Ford)

    A versão mais prejudicada foi a topo de linha Titanium.

    Apesar de ter aumentado R$ 900 no preço (veja a tabela completa abaixo), o Ka Sedan 1.5 topo de linha não dispõe mais de airbag de cortina e da central multimídia Sync 3, a mais moderna à disposição no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Tanto o três-volumes quanto o hatch agora só têm quatro bolsas infláveis e usam o mesmo Sync 2.5 mais simples que equipava as versões mais baratas.

    O Ka 1.5 Titanium hatch manteve o preço do modelo anterior, porém perdeu os mesmos itens de série que a versão equivalente do sedã.

    Esquema dos airbags do Ford Ka Plus
    Airbags de cortinas, agora, só no Ka europeu (de novo) (Divulgacao/Ford)

    As outras mudanças incluem a entrada do recém-lançado FreeStyle 1.0 e a saída da versão aventureira com motor 1.5 e câmbio manual — o propulsor mais potente passa a vir somente com transmissão automática na variante pseudo-offroad.

    Por fim, o Ka Sedan 1.5 SEL agora usa câmbio automático de seis marchas no lugar do manual.

    Continua após a publicidade

    Menos seguro

    Além da óbvia perda de proteção por conta dos dois airbags a menos, o retrocesso na central multimídia também se reflete na segurança.

    O sistema 3.0 aposentado era dotado da assistência de emergência, que liga automaticamente para o Samu (quando o celular do motorista está conectado ao bluetooth) em um acidente e pode até passar as coordenadas do local onde o veículo colidiu.

    Curiosamente, o primeiro Sync que estreou nesta geração do Ka também tem o sistema. Somente o Sync 2.5, agora usado em toda a linha, não conta com o recurso.

    O Ka também demorou para ter itens de segurança que equipavam sua versão europeia desde a estreia.

    E, mesmo assim, a versão vendida do outro lado do oceano ainda tem itens inexistentes por aqui, como a frenagem autônoma de emergência (de série) e cinto traseiro lateral inflável (opcional).

    Continua após a publicidade

    Ka 2020

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Ka S 1.0 R$ 45.590
    Ka SE 1.0 R$ 46.290
    Ka SE Plus 1.0 R$ 49.790
    Ka SE Plus 1.5 R$ 55.790
    Ka FreeStyle 1.0 R$ 56.690
    Ka SE 1.5 Automático R$ 57.890
    Ka SE Plus 1.5 Automático R$ 60.390
    Ka FreeStyle 1.5 Automático R$ 68.390
    Ka Titanium 1.5 R$ 68.990

    Ka Sedan 2020

    Ka Sedan SE 1.0 R$ 50.480
    Ka Sedan SE Plus 1.0 R$ 53.980
    Ka Sedan SE 1.5 R$ 56.530
    Ka Sedan SE Plus 1.5 R$ 60.030
    Ka Sedan SE 1.5 R$ 62.030
    Ka Sedan SEL 1.5 R$ 69.090
    Ka Sedan SE Plus 1.5 R$ 64.850
    Ka Sedan Titanium 1.5 R$ 73.290

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.