Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ford Focus 2022 é híbrido e tem até 280 cv, mas não abandona Powershift

Hatch médio não faz mais o mesmo sucesso na Europa, mas agora está com o visual em dia e com a versão esportiva ST de volta às lojas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 out 2021, 11h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford-Focus-2022
     (Divulgação/Ford)
    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Os hatches médios ainda têm seu público na Europa, onde o Volkswagen Golf é o carro mais vendido em 2021. Mas se no passado o Ford Focus chegou a liderar este ranking, hoje nem sequer aparece entre os 10 mais vendidos por lá e a Ford não faz a menor questão de mudar isso.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    Com o perdão do trocadilho, hoje o foco da Ford está nos SUVs. Não é à toa que o Puma, um SUV compacto premium com plataforma do Fiesta, é o Ford mais vendido na Europa atualmente. E está apenas na décima posição do ranking geral.

    Continua após a publicidade
    Ford-Focus-2022-1600-01
    (Divulgação/Ford)

    Mesmo assim o Focus ganhou uma repaginada para a linha 2022. A atualização no visual colocou o logo da fabricante no meio da grade, seguindo a mudança sofrida pelo Fiesta recentemente. Todas as versões passam a ter, também, faróis de leds com luzes de neblina integradas e lanternas traseiras de leds com novo design.

    Publicidade
    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Por dentro, a novidade é a oferta de uma tela de 13,2 polegadas para substituir a tela de 12 polegadas da central Sync 4, que é de série.

    As versões mais baratas têm motores 1.0 EcoBoost a gasolina com 100 ou 125 cv, mas principais mecânicas disponíveis para o Ford Focus são híbridas leves. Neste caso, o motor de partida de 48V funciona conectado ao motor por uma correia e também funciona como gerador e pode ajudar a impulsionar o carro, reduzindo o consumo.

    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Com este sistema híbrido, o 1.0 EcoBoost entrega 125 cv ou 155 cv. Na prática, a versão mais potente entrega o mesmo consumo do Focus mais fraco: 19,6 km/l. Contudo, os 1.0 híbridos estão combinados exclusivamente ao famigerado câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift que, de acordo com a Ford, propicia menor consumo. Além disso, o start-stop desliga o motor já a partir dos 12km/h.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Quem faz questão de motor turbodiesel pode escolher entre as versões do 1.5 EcoBlue, com 95 cv e 120 cv, sendo que só esta última tem opção de câmbio automático com oito marchas.

    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    A atualização visual também chegou ao Ford Focus ST 2022. O motor 2.3 EcoBoost de 280 cv foi mantido inalterado, com turbo twin-scroll e câmbio manual de seis marchas como padrão, com direito a punta tacco automático nas reduções. Mas um câmbio automático de sete marchas, com borboletas para trocas sequenciais, é opcional.

    Publicidade
    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    A nova cor Mean Green é uma das novidades assim como as novas rodas de aro 18 e 19 (opcionais). Na cabine o hatch esportivo abandonou os bancos Recaro. Eles foram substituídos por bancos esportivos desenvolvidos pela própria Ford. Isso, claro, não impactou no preço: o novo Fiesta ST custa a partir de 33.885 libras (R$ 255.670) no Reino Unido, aumento de 3.630 libras sobre o modelo 2021, enquanto o Focus mais básico parte de 22.465 libras (R$ 169.565).

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.