BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Ford Focus 2022 é híbrido e tem até 280 cv, mas não abandona Powershift

Hatch médio não faz mais o mesmo sucesso na Europa, mas agora está com o visual em dia e com a versão esportiva ST de volta às lojas

Por Henrique Rodriguez
14 out 2021, 11h35
Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

Os hatches médios ainda têm seu público na Europa, onde o Volkswagen Golf é o carro mais vendido em 2021. Mas se no passado o Ford Focus chegou a liderar este ranking, hoje nem sequer aparece entre os 10 mais vendidos por lá e a Ford não faz a menor questão de mudar isso.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Com o perdão do trocadilho, hoje o foco da Ford está nos SUVs. Não é à toa que o Puma, um SUV compacto premium com plataforma do Fiesta, é o Ford mais vendido na Europa atualmente. E está apenas na décima posição do ranking geral.

Continua após a publicidade
Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

Mesmo assim o Focus ganhou uma repaginada para a linha 2022. A atualização no visual colocou o logo da fabricante no meio da grade, seguindo a mudança sofrida pelo Fiesta recentemente. Todas as versões passam a ter, também, faróis de leds com luzes de neblina integradas e lanternas traseiras de leds com novo design.

Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

Por dentro, a novidade é a oferta de uma tela de 13,2 polegadas para substituir a tela de 12 polegadas da central Sync 4, que é de série.

As versões mais baratas têm motores 1.0 EcoBoost a gasolina com 100 ou 125 cv, mas principais mecânicas disponíveis para o Ford Focus são híbridas leves. Neste caso, o motor de partida de 48V funciona conectado ao motor por uma correia e também funciona como gerador e pode ajudar a impulsionar o carro, reduzindo o consumo.

Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

Com este sistema híbrido, o 1.0 EcoBoost entrega 125 cv ou 155 cv. Na prática, a versão mais potente entrega o mesmo consumo do Focus mais fraco: 19,6 km/l. Contudo, os 1.0 híbridos estão combinados exclusivamente ao famigerado câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift que, de acordo com a Ford, propicia menor consumo. Além disso, o start-stop desliga o motor já a partir dos 12km/h.

Continua após a publicidade
Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

Quem faz questão de motor turbodiesel pode escolher entre as versões do 1.5 EcoBlue, com 95 cv e 120 cv, sendo que só esta última tem opção de câmbio automático com oito marchas.

Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

A atualização visual também chegou ao Ford Focus ST 2022. O motor 2.3 EcoBoost de 280 cv foi mantido inalterado, com turbo twin-scroll e câmbio manual de seis marchas como padrão, com direito a punta tacco automático nas reduções. Mas um câmbio automático de sete marchas, com borboletas para trocas sequenciais, é opcional.

Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

A nova cor Mean Green é uma das novidades assim como as novas rodas de aro 18 e 19 (opcionais). Na cabine o hatch esportivo abandonou os bancos Recaro. Eles foram substituídos por bancos esportivos desenvolvidos pela própria Ford. Isso, claro, não impactou no preço: o novo Fiesta ST custa a partir de 33.885 libras (R$ 255.670) no Reino Unido, aumento de 3.630 libras sobre o modelo 2021, enquanto o Focus mais básico parte de 22.465 libras (R$ 169.565).

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.