Ford Fiesta com 1 metro de entre-eixos é lenda viva nos Estados Unidos
Hatcback, literalmente, teve a segunda fileira retirada ficando semelhante a um subcompacto Smart Fortwo, mas ninguém sabe a origem dessa modificação
![Ford Fiesta subcompacto americano](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-Fiesta-1_1-e1670868677231.jpg?quality=70&strip=info&w=857&h=571&crop=1)
Para ter o carro dos sonhos, muitas pessoas recorrem às modificações. Mas como gosto não se discute, o resultado das alterações podem ser os mais diversos e inesperados possíveis. É o caso deste Ford Fiesta dos Estados Unidos.
Segundo as descrições feitas pelo site Carscoops, o Fiesta é quase uma lenda urbana na cidade de Richland, no estado de Washington. Há cerca de oito anos, imagens do modelo andam circulando pela internet, principalmente na rede social Reddit.
Inclusive, é possível vê-lo estacionado próximo a um parque através do Google Maps. Basta pesquisar por Howard Amon Park.
![print fiesta google maps Ford Fiesta subcompacto americano](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/print-fiesta-google-maps-e1670869390420.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O motivo para tanta curiosidade por trás de um simples Fiesta está na sua estrutura. O hatch aparenta ter cerca de um metro de entre-eixos e não mais do que dois metros de comprimento total. É quase como se a Ford tivesse feito sua própria versão do Smart Fortwo.
![Ford-Fiesta-3_1 Ford Fiesta subcompacto americano](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-Fiesta-3_1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Claro que esse modelo não é obra da montadora americana, mas sim um projeto pessoal de alguém que não estava vendo muita utilidade para a segunda fileira e decidiu cortá-la de uma vez, juntando a parte de trás diretamente na da frente. Por isso o modelo tem esse formato achatado que, de perfil, até lembra um mouse de computador.
![Ford-Fiesta-5 Ford Fiesta subcompacto americano](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-Fiesta-5.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em uma pesquisa rápida utilizando a placa do veículo, podemos ver que trata-se de um Fiesta SE 2011 quatro portas. Pelo menos tinha, antes da modificação. Seu motor é um 1.6 de 119 cv e foi fabricado no México, mas não é possível afirmar se o modelo manteve o propulsor após as modificações.
![Ford-Fiesta-4_1 Ford Fiesta subcompacto americano](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-Fiesta-4_1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um detalhe interessante é que, ao juntar-se a traseira diretamente à coluna central, criou-se uma grande saliência na linha do teto. Na parte sobressalente da primeira metade está escrito “Carleigh”, que supostamente pode ser o nome do dono do Fiesta.
![Ford-Fiesta-6 Ford Fiesta subcompacto americano](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-Fiesta-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Embora seja simpático e, aparentemente, funcional como um veículo para uso urbano, o Fiesta ‘Smart’ levanta dúvidas quanto à segurança. As alterações estruturais podem ter deixado o carro menos resistente, tornando qualquer batida, por mais simples que seja, em um caso sério.
Atualmente, o Fiesta só é vendido na Europa e já está na sétima geração, que tem até motorização híbrida de 125 cv, mas nem mesmo isso deve ser capaz de salvar o hatch. Segundo fontes da mídia inglesa, o modelo deverá ser descontinuado em 2023. Quem sabe essa versão encolhida não inspire a Ford a fazer algo parecido?