Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ford F-150 Raptor R é superesportiva com V8 do Mustang Shelby e 710 cv

Versão ainda mais esportiva da F-150 Raptor recorre a V8 para superar os 700 cv e desafiar a Ram 1500 TRX no grupo das picapes mais brutais do mundo

Por Eduardo Passos
Atualizado em 18 jul 2022, 12h31 - Publicado em 18 jul 2022, 12h21
Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.Professional driver on a closed course. Always consult the Raptor supplement to the Owner’s Manual before off-road driving, know your terrain and trail difficulty, and use appropriate safety gear.
F-150 Raptor R chegará como concorrente da Ram 1500 TRX (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Ford segue investindo pesado na linha Raptor, que oferece versões extremas de seus modelos off-road, como picapes e o Bronco. Dessa vez, entretanto, a fabricante “apelou” e acaba de apresentar a F-150 Raptor R, que traz uma letra a mais no nome e uma enxurrada de melhorias.

A picape grande em versão superesportiva é capaz de fazer a F-150 Raptor tradicional parecer um brinquedo: a Raptor R se destaca pelo novo V8 5.2 com supercharger, que substitui o V6 3.5 biturbo da Raptor comum. São nada menos que 710 cv e 88,5 kgfm, contra 456 cv e 70,5 kgfm de antes.

2023 F-150 Raptor R exterior
Modelo tem 5,9 m de comprimento, 2,43 m de largura e 33,2 cm de vão livre (Divulgação/Ford)

Motor

O “coração” da F-150 Raptor R é seu motor, que veio diretamente do Mustang Shelby GT500 e é o mais potente que a Ford Performance tem em linha atualmente. O V8, porém, sofreu alterações para lidar com condições extremas, incluindo um cárter maior e mais resistente, forjado em alumínio. Um nova programação, visando a durabilidade, fez com que a potência em relação ao Mustang fosse diminuída.

Capô foi modificado para melhorar arrefecimento do motor
Capô foi modificado para melhorar arrefecimento do motor (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Comum nos desertos americanos, as altas temperaturas também não devem prejudicar o motor da Raptor R: novos coletores de admissão aumentaram o volume de ar em relação à Raptor em 66%. Também há capô 2,5 cm mais alto, que não apenas destaca a existência do supercharger como ajuda na extração de ar quente da dianteira.

2023 F-150 Raptor R exterior
Pneus de aro 37” têm suporte a beadlocks (Divulgação/Ford)

Suspensão

Se a Ford chama o V8 de “coração” da Raptor R, a “alma” da picape está no conjunto de suspensão, que também foi aprimorado. A suspensão traseira de eixo rígido multilink tem barra Panhard e braços de arraste extralongos. Também amortecedores ativos da FOX (controlados eletronicamente pelo motorista) e molas helicoidais de 61 cm — tudo calibrado para cruzar planícies desérticas em alta velocidade.

2023 F-150 Raptor R exterior
Suspensão adaptativa permitirá trilhas em altas velocidades (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Na dianteira, o eixo foi reforçado com aplicações em alumínio e há um conversor de torque mais robusto. A transmissão é automática de dez marchas — praxe nos Raptor —, mas há nova calibração tanto no câmbio quanto no ronco da F-150, que pode ir do modo Silencioso ao berro sem constrangimento do V8 com virabrequim plano.

Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
(Divulgação/Ford)

“Ouvimos os clientes pedindo o som e o poder de um V8 de volta à Raptor. Não era algo que poderíamos ter pressa”, disse o engenheiro-chefe da Ford Performance, Carl Widmann.

2023 F-150 Raptor R interior

Continua após a publicidade

Estilo e preço

Para incrementar o estilo da caminhonete, a Ford se inspirou em predadores do deserto e, dessa forma, deixou a F-150 ainda mais agressiva. A grade dianteira está maior e traz a letra R em laranja Code, tom icônico da Ford Performance.

2023 F-150 Raptor R interior
(Divulgação/Ford)

A frente também conta com novos faróis em leds adaptativos, que ajustam o facho conforme inclinação e direção; também novos luzes de posição em laranja e para-choque. Na traseira, se destacam os dois escapamentos esportivos e adesivos ao redor da caçamba, que fazem referência ao solo do deserto enquanto celebra a existência do V8.

Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Por dentro, há bancos esportivos da Recaro revestidos em couro e suede Alcantara, queridinho dos carros de luxo e útil para que os ocupantes não escorreguem. A cabine é decorada com fibra de carbono legítima, tanto no painel quanto nos apoios de braços e porta-objetos.

2023 F-150 Raptor R interior
(Divulgação/Ford)

Além da central multimídia de 12’’ e do quadro de instrumentos digital, o condutor terá à disposição recursos como o assistente de trilhas: basta escolher uma velocidade que a F-150 cuida de acelerar e frear, com o motorista comandando o volante. Para escalar pedras, é possível controlar freio e aceleração apenas com o pedal da direita.

A F-150 Raptor R será fabricada na sede da Ford, em Michigan. As reservas já estão abertas e a produção da caminhonete se iniciará no final de 2022. Sem opcionais, a caminhonete custa US$ 107.350, mais de meio milhão de reais.

F-150 Raptor R pode ser sua por US$ 107.350
F-150 Raptor R pode ser sua por US$ 107.350 (Divulgação/Ford)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.