Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Country Squire: madeira nobre

Espaçosa e potente, a perua desceu a lenha nas estradas americanas, mantendo um reinado que durou 41 anos

Por Felipe Bitu
Atualizado em 23 nov 2016, 17h52 - Publicado em 10 set 2014, 22h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Country Squire
    A madeira das primeiras Country Squire daria lugar a adesivos nesta perua 1974 ()

    O general Dwight D. Eisenhower ficou surpreso ao conhecer o sistema viário alemão na Segunda Guerra: composto por rodovias rápidas e seguras, elas desempenharam um importante papel nas estratégias de Adolf Hitler. Assim, eleito presidente dos EUA em 1953, ele tratou de ampliar a malha rodoviária do país, abrindo novos caminhos para os viajantes.

    Com gasolina barata e sem muitos voos comerciais, as famílias americanas saíram em busca das station wagons, veículos ideais para percorrer distâncias continentais com muito desempenho, conforto e espaço para bagagem. E entre as favoritas do público estava a Ford Country Squire, caracterizada pela construção com aço e madeira.

    Baseada no Ford 1949, a Country Squire surgiu em 1950 como uma perua de apenas duas portas: o aço estava em capô, para-lamas dianteiros, estrutura e teto. Portas e laterais eram feitas de bétula, bordo, tília e eucalipto, todas madeiras extraídas de uma floresta na Califórnia. A Ford era a única a oferecer esse tipo de construção: Chevrolet e Plymouth haviam abandonado a madeira para reduzir custos.

    Outra exclusividade era a opção do V8 de 3,9 litros: com válvulas no bloco, o velho propulsor de 1932 proporcionava desempenho superior ao das rivais.

    Continua após a publicidade
    Ford Country Squire
    Com dois assentos extras no porta-malas, levava até 8 pessoas ()

    As quatro portas vieram só em 1952: para evitar torções, a carroceria passou a ser só de aço estampado. A madeira deixou de ter função estrutural, mas continuou como decoração até 1953, quando passou a ser simulada por apliques de fibra de vidro, que dispensavam a manutenção com verniz – a fibra daria lugar a adesivos em 1955.

    Então única fabricante a oferecer esse tipo de decoração, a Ford cativou a clientela que se deliciava com o torque e potência dos motores Y-Block: com válvulas no cabeçote, nada deviam aos novos V8 da Plymouth e Chevy.

    Em 1957, a station ganhou as proporções que fizeram sua fama: carroceria maior, mais larga e mais baixa, sustentada por um novo chassi apoiado em pequenas rodas de 14 polegadas. No ano seguinte, vieram os enormes V8 FE de bloco grande (5,4 e 5,8 litros) e, em 1959, a terceira fileira de bancos tornou-se rebatível no assoalho do porta-malas.

    Continua após a publicidade

    A década de 60 trouxe avanços no porta-malas: em 1961, o vidro traseiro virou basculante e, em 1966, surgiu a Magic Door Gate, uma quinta porta que podia ser aberta para baixo (como em picapes) ou para o lado (como numa van). Seguindo a tendência da época, a dianteira passou a ter os faróis escondidos em 1968.

    Ford Country Squire
    Os decalques de vinil simulando madeira estavam até no painel e no volante ()

    A Country Squire chegou ao ápice em 1973: mais de 2 toneladas em quase 6 metros, como esta versão 1974, do músico Luiz Schiavon (sim, o tecladista do RPM é colecionador de carros). Nem a crise energética conteve a popularidade dos enormes V8 de 7,5 litros. Uma versão menor e mais racional viria só em 1979: com 28 cm e 450 kg a menos, a nova plataforma dispensou osV8 de bloco grande: agora só havia osV8 de bloco pequeno Windsor (5 e 5,7 litros), com um novo câmbio de quatro marchas em 1980 e injeção eletrônica em 1983. Era uma adequação aos novos tempos: uma perua prática e econômica.

    Mas a década de 1980 foi ingrata para as peruas: sob o comando de Lee Iacocca, a Chrysler sacudiu o mercado com suas minivans Dodge Caravan e Plymouth Voyager, nova moda entre as mães americanas. A Squire saiu de cena em 1991, deixando um vazio no público que não se adaptou às minivans. Por ironia do destino, estas também passaram a simular o acabamento exterior de madeira, reverenciando a época de ouro das station wagons.

    Continua após a publicidade

    PAU NO SURF

    A construção de madeira das primeiras Country Squire resultava em uma sucessão de rangidos que fazia o preço delas despencar com o tempo. Mas, como eram baratas, espaçosas e quase imunes à corrosão, as woodies logo viraram o carro favorito dos surfistas californianos nos anos 50 e 60.

    FICHA TÉCNICA – Ford Country Squire 1974
    Motor 8 cilindros em V de 6,6 litros
    Potência 172 cv a 3 400 rpm
    Câmbio automático de 3 marchas
    Carroceria fechada, 2 volumes, 5 portas, 8 lugares
    Dimensões comprimento, 572 cm; largura, 203 cm; altura, 144 cm; entre-eixos, 307 cm
    Peso 2.210 kg
    0 a 100 km/h 14,2 segundos
    Velocidade máxima 168 km/h
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.