Enquanto a versão Raptor (confirmada para 2022) não chega, o Ford Bronco ganha outra configuração de alto desempenho para mostrar seus predicados. Com produção limitada e destinado apenas para uso off-road, o Bronco DR (de Desert Racer) foca, como o nome sugere, em corridas no deserto.
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O modelo competirá pela primeira vez em 2022 no Baja 1000, uma corrida anual realizada na Península da Baixa Califórnia, no México, e organizada pela SCORE International desde 1967. Também no próximo ano, 50 unidades do Bronco DR serão disponibilizadas nos Estados Unidos para venda por US$ 200.000 (R$ 1,13 milhão em conversão direta feita em 2/11/2021).
Expertises reunidas
Construído pela Ford Performance a partir do SUV de quatro portas, o jipão mais radical conta com a colaboração da empresa de engenharia Multimatic, responsável pela gaiola tubular que reforça a segurança dos dois únicos ocupantes da cabine.
De acordo com a fabricante, o Bronco DR passou por diversos aprimoramentos no conjunto de suspensão pelas mãos da Multimatic, com novos amortecedores equipados com canais de resfriamento por fluido, um sistema de estabilidade aprimorado para alto desempenho no fora-de-estrada e maior curso dos amortecedores.
A suspensão dianteira tem curso de 15,8 polegadas, 55,1% maior em relação ao modelo convencional, enquanto a suspensão traseira tem curso de 17,4 polegadas, 58,6% maior. O ângulo de entrada é de 47° e, o de saída, de 37°. Já os pneus BFGoodrich® Mud-Terrain T / A® KM3 prometem alta aderência mesmo em rochas e superfícies lisas.
Todo o poderio off-road do modelo é acompanhado do aclamado motor V8 5.0 Coyote, o mesmo do Mustang, com mais de 400 cv de potência. A transmissão automática de 10 marchas é emprestada da picape F-150, a direção é elétrica e os freios são a disco nas quatro rodas.
Dieta e conceito baja
O Bronco DR buscou inspiração visual e de construção em veículos baja, com uma carroceria ao estilo gaiola. A dianteira mantém grade e faróis característicos do modelo, com iluminação em LED e o nome Bronco estampado – embora com a letra R em destaque. O para-choque, porém, é tubular com chapas de aço, e uma barra de LEDs acima do para-brisa reforça a iluminação.
As laterais ganham para-lamas musculosos para abrigarem os enormes pneus lameiros, e chapas substituem as portas. Na traseira o que se vê, além das lanternas originais em LED, são os tubos da gaiola. O interior ganha bancos e volante esportivos, e um painel liso para abrigar apenas os poucos comandos e as telas que exibem dados de desempenho.
Toda a carroceria é composta por fibra de vidro moldada e perde alguns itens para ficar mais leve, como ar-condicionado e os vidros. Mesmo assim, o Bronco DR pesa 2,8 toneladas.
Para o designer-chefe do Bronco, Paul Wraith, “este não é apenas um Bronco com algumas listras”, mas um carro inspirado em modelos de rally extremos.