Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford Bronco DR é um baja com motor V8 para correr no deserto

Versão feita exclusivamente para uso off-road (proibida para as ruas) tem alto nível de preparação para competições extremas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 nov 2021, 16h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Bronco DR
    Versão extrema é exclusiva para uso off-road (Divulgação/Ford)

    Enquanto a versão Raptor (confirmada para 2022) não chega, o Ford Bronco ganha outra configuração de alto desempenho para mostrar seus predicados. Com produção limitada e destinado apenas para uso off-road, o Bronco DR (de Desert Racer) foca, como o nome sugere, em corridas no deserto.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 12,90

    O modelo competirá pela primeira vez em 2022 no Baja 1000, uma corrida anual realizada na Península da Baixa Califórnia, no México, e organizada pela SCORE International desde 1967. Também no próximo ano, 50 unidades do Bronco DR serão disponibilizadas nos Estados Unidos para venda por US$ 200.000 (R$ 1,13 milhão em conversão direta feita em 2/11/2021).

    Continua após a publicidade
    Ford Bronco DR
    Carroceria é feita em fibra de vidro para ajudar na redução de peso (Divulgação/Ford)

    Expertises reunidas

    Construído pela Ford Performance a partir do SUV de quatro portas, o jipão mais radical conta com a colaboração da empresa de engenharia Multimatic, responsável pela gaiola tubular que reforça a segurança dos dois únicos ocupantes da cabine.

    De acordo com a fabricante, o Bronco DR passou por diversos aprimoramentos no conjunto de suspensão pelas mãos da Multimatic, com novos amortecedores equipados com canais de resfriamento por fluido, um sistema de estabilidade aprimorado para alto desempenho no fora-de-estrada e maior curso dos amortecedores.

    Continua após a publicidade
    Ford Bronco DR
    Ao estilo baja, a traseira perde as portas para dar espaço à estrutura tubular da gaiola (Divulgação/Ford)

    A suspensão dianteira tem curso de 15,8 polegadas, 55,1% maior em relação ao modelo convencional, enquanto a suspensão traseira tem curso de 17,4 polegadas, 58,6% maior. O ângulo de entrada é de 47° e, o de saída, de 37°. Já os pneus BFGoodrich® Mud-Terrain T / A® KM3 prometem alta aderência mesmo em rochas e superfícies lisas.

    Todo o poderio off-road do modelo é acompanhado do aclamado motor V8 5.0 Coyote, o mesmo do Mustang, com mais de 400 cv de potência. A transmissão automática de 10 marchas é emprestada da picape F-150, a direção é elétrica e os freios são a disco nas quatro rodas.

    Ford Bronco DR
    Estreia do modelo será em 2022, no Baja 1000, grande competição off-road (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Dieta e conceito baja

    O Bronco DR buscou inspiração visual e de construção em veículos baja, com uma carroceria ao estilo gaiola. A dianteira mantém grade e faróis característicos do modelo, com iluminação em LED e o nome Bronco estampado – embora com a letra R em destaque. O para-choque, porém, é tubular com chapas de aço, e uma barra de LEDs acima do para-brisa reforça a iluminação.

    As laterais ganham para-lamas musculosos para abrigarem os enormes pneus lameiros, e chapas substituem as portas. Na traseira o que se vê, além das lanternas originais em LED, são os tubos da gaiola. O interior ganha bancos e volante esportivos, e um painel liso para abrigar apenas os poucos comandos e as telas que exibem dados de desempenho.

    Ford Bronco DR
    Interior troca painéis e equipamentos por pequenas telas com dados de desempenho (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Toda a carroceria é composta por fibra de vidro moldada e perde alguns itens para ficar mais leve, como ar-condicionado e os vidros. Mesmo assim, o Bronco DR pesa 2,8 toneladas.

    Para o designer-chefe do Bronco, Paul Wraith, “este não é apenas um Bronco com algumas listras”, mas um carro inspirado em modelos de rally extremos.

    Ford Bronco DR
    Apesar de baseado no Bronco de quatro portas, o modelo só leva dois ocupantes (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.