A Ford oficializou nesta quarta-feira, 25 de maio, a estreia do motor 1.0 EcoBoost no mercado brasileiro. A honra caberá ao New Fiesta, que deve chegar às concessionárias com o novo coração em julho.
Inicialmente, o motor de três cilindros com 125 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm rodará apenas com gasolina, mas fontes ligadas à Ford afirmam que a tecnologia bicombustível será empregada posteriormente. Produzido com bloco de ferro fundido, cabeçote e cárter de alumínio, ele emprega tecnologias como turbocompressor com controle ativo, duplo comando de válvulas variável, correia banhada a óleo, sistema de arrefecimento dividido (com duas válvulas termostáticas que melhoram a distribuição de temperatura no motor para um aquecimento mais rápido do óleo e fluido na partida) e coletor de escape integrado ao cabeçote.
Por enquanto, a montadora revelou apenas que o motor leva o New Fiesta de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, sendo 20% mais rápido que o mesmo modelo com o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, que entrega até 128 cv e torque máximo de 16 mkgf. A chegada do novo propulsor, porém, não vai tirar de linha os motores 1.5 e o supracitado 1.6 16V. A tendência é que o motor EcoBoost seja oferecido apenas nas versões mais caras do New Fiesta.
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Na comparação com os motores 1.0 turbo tricilíndricos de Volkswagen e Hyundai, o EcoBoost mostra números de potência e torque superiores, principalmente levando-se em conta os dados obtidos com gasolina. Confira na tabela abaixo:
Ford | Volkswagen | Hyundai | |
---|---|---|---|
Potência | 125 cv a 6.000 rpm | 101 cv a 5.000 rpm | 98 cv a 6.000 rpm |
Torque | 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm | 16,8 mkgf a 1.500 rpm | 13,8 mkgf a 1.550 rpm |