BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Ford apresenta o motor 1.0 mais potente e com maior torque do Brasil

Motor 1.0 de três cilindros turbinado produz 125 cv e 17,3 mkgf; New Fiesta será o primeiro a receber

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h06 - Publicado em 25 Maio 2016, 15h45
220614-galeria-010.jpg
Motor 1.0 EcoBoost debuta no compacto apenas com gasolina ()

A Ford oficializou nesta quarta-feira, 25 de maio, a estreia do motor 1.0 EcoBoost no mercado brasileiro. A honra caberá ao New Fiesta, que deve chegar às concessionárias com o novo coração em julho.

Inicialmente, o motor de três cilindros com 125 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm rodará apenas com gasolina, mas fontes ligadas à Ford afirmam que a tecnologia bicombustível será empregada posteriormente. Produzido com bloco de ferro fundido, cabeçote e cárter de alumínio, ele emprega tecnologias como turbocompressor com controle ativo, duplo comando de válvulas variável, correia banhada a óleo, sistema de arrefecimento dividido (com duas válvulas termostáticas que melhoram a distribuição de temperatura no motor para um aquecimento mais rápido do óleo e fluido na partida) e coletor de escape integrado ao cabeçote.

Ford - Motor EcoBoost 1
Motorização deve ser oferecida apenas nas versões mais equipadas ()

Por enquanto, a montadora revelou apenas que o motor leva o New Fiesta de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, sendo 20% mais rápido que o mesmo modelo com o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, que entrega até 128 cv e torque máximo de 16 mkgf. A chegada do novo propulsor, porém, não vai tirar de linha os motores 1.5 e o supracitado 1.6 16V. A tendência é que o motor EcoBoost seja oferecido apenas nas versões mais caras do New Fiesta.

Na comparação com os motores 1.0 turbo tricilíndricos de Volkswagen e Hyundai, o EcoBoost mostra números de potência e torque superiores, principalmente levando-se em conta os dados obtidos com gasolina. Confira na tabela abaixo:

Motores 1.0 turbo (com gasolina)
Ford Volkswagen Hyundai
Potência 125 cv a 6.000 rpm 101 cv a 5.000 rpm 98 cv a 6.000 rpm
Torque 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm 16,8 mkgf a 1.500 rpm 13,8 mkgf a 1.550 rpm
Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.