Muito longe de se adequar ao segmento que terá impostos reduzidos pelo Governo Federal, a recém-lançada Ford F-150 teve mais um aumento de preço. Lançada em pré-venda por R$ 490.000, a F-150 Platinum depois passou a custar R$ 509.990 e agora parte dos R$ 519.990. Desde o lançamento, no final de abril, a picape já ficou R$ 29.990 mais cara.
Com esta alta, a Ford F-150 já se aproxima da picape mais cara do Brasil, a Ram 1500 Limited, lançada há cerca de duas semanas e que parte dos R$ 529.990, mas tem itens como suspensão a ar, com cinco níveis de altura, head-up display e banco traseiro reclinável com aquecimento e ventilação como exclusividade.
Em termos de equipamento a F-150 não fica tão para trás e tem acabamento em couro, madeira e camurça, oito airbags, alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, estribo retrátil e escada com apoio para a caçamba, câmeras de visão 360º com sensores de proximidade e detecção de objetos e sistema de som Hi-Fi Bang & Olufsen de 18 alto falantes.
As duas picapes têm motores V8 com pequenas diferenças nas entregas de potência e torque. A F-150 usa o Coyote 5.0, muito parecido ao do Mustang, que gera 405 cv e 56,7 kgfm. Já a rival da Ram usa o V8 5.7 de 400 cv e exatamente o mesmo torque da F-150.
Em nossos testes, o tempo de 0 a 100 km/h das duas foi praticamente o mesmo, com a picape da Ford fazendo em 7,5 s, apenas 0,1 s mais rápida que a rival. No câmbio elas se diferem, com a F-150 trazendo uma transmissão automática de 10 marchas e a 1.500 de oito, ambas com tração 4X4.
Mesmo com o aumento, a versão de entrada daFord F-150, Lariat, só teve um aumento de R$ 10.000 desde o lançamento e agora custa R$ 479.990. Esta, por sua vez, é R$ 10.000 mais cara que Ram 1500 Rebel, um pouco menos luxuosa que a Limited e com apelo mais esportivo.
O segmento das picapes grandes (full-size) brasileiro ficará completo com a Chevrolet Silverado, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro.