Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fora de linha: VW Passat é a mais nova vítima dos SUVs

Sedã teve sua produção encerrada na Alemanha às vésperas do Natal. Nova geração terá apenas versão perua enquanto o Arteon assumirá posto do sedã

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 jan 2022, 11h59
volkswagen_passat_r-line_306 - Cópia
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Tradição não paga as contas. A Volkswagen encerrou a produção do Passat na Alemanha pouco antes do final de 2021. A decisão teria sido tomada devido à perda de popularidade do sedã, que não passava por grandes mudanças desde 2014.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Não por acaso, uma nova geração está a caminho e será lançada em 2023, mas não para o Passat sedã. Só a perua Passat Variant terá uma nova geração, muito em virtude do seu sucesso. Desde 2019, quando houve o último facelift, a perua vinha tendo o dobro das vendas do sedã na Europa. Isso, no entanto, não quer dizer que tenha vendas tão expressivas.

Passat
Lanternas têm nova disposição interna (Divulgação/Volkswagen)

O segmento do Passat também incluí os Renault Talisman, que sai de linha ainda em 2022, e o Ford Mondeo, que terá sua produção encerrada em março. Todos eles são vítimas do crescimento das vendas dos SUVs, que também estão enfraquecendo as peruas. A Mercedes-Benz já decidiu que suas peruas não terão uma nova geração.

Em muitos países o VW Passat havia se tornado carro de frotistas e locadoras. O público tradicional do sedã migrou para o Arteon, substituto do antigo Passat CC e que tem estilo mais moderno, de um cupê de quatro portas, ainda que com níveis comparáveis ​​de espaço e gama motores semelhante, e preço mais elevado.

passat

O mais surpreendente é que a Volkswagen não parece incomodada em oferecer a Passat Variant de nova geração junto com o Arteon Shooting Brake.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe se a nova geração da Passat Variant será lançada com data de validade, mas espera-se que um novo sedã grande elétrico a ser lançado em 2023, conhecido como Aero-B, ganhe uma versão perua futuramente para ser o carro de briga da empresa no segmento.

Compartilhe essa matéria via:

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.