Fora de linha: VW Passat é a mais nova vítima dos SUVs
Sedã teve sua produção encerrada na Alemanha às vésperas do Natal. Nova geração terá apenas versão perua enquanto o Arteon assumirá posto do sedã
Tradição não paga as contas. A Volkswagen encerrou a produção do Passat na Alemanha pouco antes do final de 2021. A decisão teria sido tomada devido à perda de popularidade do sedã, que não passava por grandes mudanças desde 2014.
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Não por acaso, uma nova geração está a caminho e será lançada em 2023, mas não para o Passat sedã. Só a perua Passat Variant terá uma nova geração, muito em virtude do seu sucesso. Desde 2019, quando houve o último facelift, a perua vinha tendo o dobro das vendas do sedã na Europa. Isso, no entanto, não quer dizer que tenha vendas tão expressivas.
O segmento do Passat também incluí os Renault Talisman, que sai de linha ainda em 2022, e o Ford Mondeo, que terá sua produção encerrada em março. Todos eles são vítimas do crescimento das vendas dos SUVs, que também estão enfraquecendo as peruas. A Mercedes-Benz já decidiu que suas peruas não terão uma nova geração.
Em muitos países o VW Passat havia se tornado carro de frotistas e locadoras. O público tradicional do sedã migrou para o Arteon, substituto do antigo Passat CC e que tem estilo mais moderno, de um cupê de quatro portas, ainda que com níveis comparáveis de espaço e gama motores semelhante, e preço mais elevado.
O mais surpreendente é que a Volkswagen não parece incomodada em oferecer a Passat Variant de nova geração junto com o Arteon Shooting Brake.
Ainda não se sabe se a nova geração da Passat Variant será lançada com data de validade, mas espera-se que um novo sedã grande elétrico a ser lançado em 2023, conhecido como Aero-B, ganhe uma versão perua futuramente para ser o carro de briga da empresa no segmento.