Fora de linha no Brasil, Sandero é o carro mais vendido da Europa pela primeira vez
Hatches dominam o top 3 da Europa, mas a domínio é dos SUVs; elétricos têm leve queda, mas devem voltar a subir em 2025, estima a Jato Dynamics

Aposentado no Brasil e sucesso na Europa. O Dacia Sandero é oficialmente o carro mais vendido do Velho Continente e por muito. No ano passado, segundo informações da Jato Dynamics, o hatch superou o segundo colocado em mais de 50.000 unidades.
Ao todo, o Sandero emplacou 268.101 unidades, enquanto o segundo colocado, Renault Clio, registrou 216.371 vendas. Quem fecha o pódio é outro hatch: o Volkswagen Golf, com 215.715 unidades vendidas.
Na Europa, o Sandero vive sua terceira geração. Aqui no Brasil, ele viveu com até 2023, ainda na segunda geração, quando foi retirado de linha. A Renault manteve a família Sandero ativa até o início deste ano, mas optou por cancelar a produção do Stepway também.
É a primeira vez que o modelo da Dacia consegue o título de carro mais vendido da Europa. Em 2023, ele ficou no quase, sendo superado apenas pelo Tesla Model Y. Aliás, o SUV elétrico não conseguiu desempenhar tão bem em 2024, tendo uma queda de 17% em duas vendas, terminando o ano na quarta colocação com 209.214 emplacamentos.

E por falar em elétricos, o segmento teve uma leve queda na participação de mercado de 2023 para 2024, indo de 15,7% para 15,3%. Mas não foram só eles, os híbridos plug-in também caíram de 7,7% para 7,3%. Já os híbridos convencionais foram os únicos eletrificados que cresceram, subindo de 9,9% para 11,8%.
De acordo com a Jato, a queda dos elétricos se dá pelo fim dos incentivos dos países europeus, além do seu alto custo. Porém, a tendência é que eles voltem a subir em 2025, quando teremos lançamentos de modelos mais baratos, como o Renault 5 E-Tech e o Fiat Grande Panda.

Houve crescimento entre os carros movidos a gasolina, que aumentaram sua participação de 47,9% para 48,4%. Já os modelos a diesel seguem em queda, e representam 14,2% do mercado europeu, uma queda de 1,7% em relação a 2023.
Assim como no Brasil, os SUVs também são a preferência do europeu. Dos 50 carros mais vendidos, 27 eram SUVs. Os utilitários fecharam o ano com uma participação recorde de 54% (ou seja, 6,92 milhões de carros), um aumento de 4% em comparação com 2023.

Quem também cresceu em participação foram superminis. Em 2024 foram 2 milhões de unidades vendidas dessa categoria, correspondendo a 15,5% do mercado (aumento de 1,3%). Sedãs e hatches tiveram quedas de 3,3% e 1,1%, respectivamente, e fecharam 2024 com participações de 6% e 13,9%, nessa mesma ordem.
Entre as montadoras, o título ficou com a Volkswagen, com 1.354.966 unidades. A Toyota foi a segunda com 916.522 emplacamentos. Fechando o top 3 temos a BMW, que vendeu 770.249 carros em 2024.
50 carros mais vendidos na Europa em 2024
