Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Fora das lojas há dois anos, Honda WR-V ainda é fabricado no Brasil

Precursor de VW Nivus e Fiat Pulse, a versão aventureira do Honda Fit ainda é exportada para sete mercados da América do Sul

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 mar 2024, 07h00
wr-v
 (Honda/Divulgação)
Continua após publicidade

Dois anos se passaram desde que os Honda Fit e WR-V deixaram de ser vendidos no Brasil, deixando órfãos quem já estava acostumado com o espaço interno e a versatilidade da dupla, que compartilhava a mesma estrutura. O que pouca gente tem sabe é que o Honda WR-V continua em produção no Brasil.

O aventureiro foi criado no Brasil e pode ser tratado como o criador do segmento de Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e Renault Kardian, mas passou bem longe de ser um sucesso de vendas. Contudo, é enviado para países vizinhos para ser um dos mais baratos ou mesmo o carro mais barato da Honda.

wr-v

Não houve mudanças até hoje. O Honda WR-V vendido em Peru, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai e Uruguai é o mesmo de antes e, inclusive, mantém versões LX, EX e EXL, com opções de câmbio manual de cinco marchas ou CVT para o motor 1.5 aspirado que, com gasolina, hoje alcança os 120 cv.

Compartilhe essa matéria via:

Procurada, a Honda confirmou que o WR-V segue em produção no Brasil para exportação. A fabricante não divulga o ritmo de produção “por se tratar de dados estratégicos”. Contudo, nos sete mercados para onde é exportado o Honda WR-V somou cerca de 3.000 unidades vendidas em 2023, informou a fabricante. Seria apenas 250 unidades por mês, um número baixo para justificar a produção de um carro com plataforma e motor exclusivos.

Continua após a publicidade
wr-v
(Divulgação/Honda)

O motor dos Fit e WR-V, por sinal, foi um dos culpados por terem deixado o mercado brasileiro, junto com o HR-V da primeira geração. A Honda decidiu não atualizar seus antigos motores 1.5 é 1.8 aspirados para o Proconve L7, normas de emissões e ruídos que entrou em vigor no fim de 2021. A lei impede a comercialização do carro no Brasil, mas não a sua fabricação.

Compartilhe essa matéria via:

O que a Honda fez foi investir em uma nova geração de motores aspirados. Hoje os Honda City é HR-V de nova geração usam uma versão do motor 1.5 com injeção direta, que gera 126 cv.

Continua após a publicidade

Honda WR-V terá nova geração

WR-V 2023
(Divulgação/Honda)

Com o Honda HR-V mais barato custando R$ 152.700, há espaço para um novo SUV compacto de entrada. Existe uma nova geração do Honda WR-V em mercados da Ásia, mas com entre-eixos muito pequeno: 2,48 m contra 2,55 m do modelo feito no Brasil.

honda-elevate-2024
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

O candidato a ter produção nacional seria o Honda Elevate, apresentado na Índia em 2023. O modelo é menos sofisticado que o HR-V, mas tem 2,65 m de entre-eixos (4 cm a mais que o HR-V) e poderá se tornar nacional em até dois anos – a plataforma é a mesma dos City. Para isso, porém, a Honda precisa anunciar um novo ciclo de investimentos no Brasil.

honda_elevate_2024_19_
(Divulgação/Honda)

O investimento também seria necessário para iniciar a eletrificação dos City e HR-V fabricados no Brasil. A aposta da Honda seria em um sistema a e:HEV flex, ou seja, um híbrido paralelo com motor a combustão que possa queimar etanol para gerar energia para o motor elétrico que movimenta o carro.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.