Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Focus será aposentado este ano, marcando o fim de uma geração na Ford

Em produção desde 1998, o Ford Focus terá sua produção encerrada em 2025, deixando uma marca importante em vários mercados globais

Por Lucas Parente
Atualizado em 8 mar 2025, 11h53 - Publicado em 7 mar 2025, 15h11
Ford-Focus-2022-1600-01
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

Fora de linha no Brasil desde 2019, o Ford Focus será aposentado de vez em 2025 em todos os mercados do mundo, seguindo a mesma receita do Fusion e Fiesta, que também já foram descontinuados . É o fim de uma geração que fez muito sucesso.

O modelo ainda pode ser encomendado na Europa, mas isso deve acabar em breve, já que a produção na fábrica de Saarlouis, na Alemanha, será encerrada ainda em 2025.

O Focus chega ao fim após marcar época, principalmente nas duas últimas décadas. A primeira geração do modelo estreou em 1998, há quase 30 anos.

Ford-Focus-2022
(Divulgação/Ford)

Mas existe um grande porém na descontinuação do Focus na Europa: não há um substituto direto para o modelo na linha atual de carros da Ford. O hatch era responsável por atrair um grande público, desde famílias, até entusiastas em sua versão esportiva ST.

Mas por que a Ford está eliminando o Focus de sua linha? Segundo o CEO Jim Farley, a empresa está “saindo do negócio de carros chatos e entrando no negócio de veículos icônicos”.

Continua após a publicidade

A grande verdade é que a marca não estava mais fazendo dinheiro com carros como o Focus, mas sim com modelos como Bronco, Mustang e afins. Jim quer transformar a Ford em “a Porsche do off-road”.

2021-Ford-Focus-Euro-spec-1
(Divulgação/Ford)

O fim do Focus deixa a Ford sem um carro comum e mais barato de entrada disponível na Europa. Estratégia que já está em vigor no Brasil e EUA.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Ao mesmo tempo, o número de venda da Ford tem caído continuadamente na Europa. Em 202, primeiro ano sem o Fiesta, foram 17% de retração em relação ao ano anterior. Porem, a Ford parece não querer ganhar mais em volume de vendas, mas sim lucrar com um volume menor de carros, assim como marcas com produtos mais caros.

150224gen20-05.jpg

História no Brasil

O Ford Focus teve uma história longa no Brasil, chegando ao nosso mercado desde a primeira geração, desembarcando em 2000, dois anos após a estreia na Europa e produzido na Argentina. Veio com a missão de substituir tanto o Escort quanto o Verona, sempre oferecendo tanto a carroceria hatch quanto a sedã.

Continua após a publicidade

Ford Focus

Mesmo que sempre tivesse um leve atraso em relação à Europa, o Focus continuou a ser atualizado para a América Latina. A segunda geração chegou só em 2008, quatro anos depois do mercado europeu, a ponto de estrear já reestilizado. Isto fez com que tivesse uma vida curta, ficando somente cinco anos em linha.

Ford Focus 1.6S 2014

Em 2013, a terceira geração começou a ser vendida no Brasil, alinhada com o mercado global, na época em que a Ford apostava na estratégia “One Ford”, com modelos globalizados. Foi a mais polêmica, por ser um dos carros com a problemática transmissão Powershift de dupla embreagem.

Porém, já não vendia tão bem dentro do segmento, mesmo considerando que os hatchbacks médios já tinham perdido espaço no Brasil. O sedã Fastback também não fez sucesso. Ambos saíram de linha em 2019 e nunca vimos a quarta e última geração, lançada em 2018.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.