Flagra: por que este Volkswagen Nivus tem mecânica de Up TSI?
SUV compacto cupê foi flagrado com motor 1.0 turbo de 105 cv e câmbio manual, mesmo conjunto mecânico do compacto
O parceiro Autos Segredos levantou a bandeira primeiro e os flagras do leitor Abrão Ribeiro confirmaram: a Volkswagen está testando no Brasil o Nivus Comfortline com o motor e câmbio do Up TSI.
No caso, o motor é o chamado 170 TSI, o 1.0 turbo com injeção direta em versão com 105 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, é o manual de cinco marchas. No Brasil, apenas o Up usa esse conjunto.
O 1.0 turbo mais usado por aqui é o 200 TSI, com 128 cv e 20,4 kgfm, presente em Polo, Virtus e T-Cross, além do próprio Nivus.
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A Volkswagen inclusive confirma que chegou a criar um Nivus Comfortline 200 TSI com câmbio manual de seis marchas, mas desistiu de lançá-lo. O que o brasileiro realmente quer é o câmbio automático de seis marchas e quem fizer questão de fazer as trocas de marcha por conta própria ainda pode comprar um T-Cross manual.
Mas essa regra não vale para as exportações. Antes do término de 2020 o Nivus será lançado na Argentina e até meados de 2021 será lançado em grande parte dos países da América do Sul, Caribe e também no México.
Cada mercado terá sua própria composição de versões, que pode ser completamente diferentes das Comfortline e Highline já à venda no Brasil.
Isso já acontece hoje com Polo, Virtus e T-Cross. Os três são exportados para Argentina, Chile, Colômbia e Peru apenas apenas com o motor 1.6 16V MSI a gasolina de 110 cv, mesmo nas versões Comfortline e Highline, que no Brasil usam o 200 TSI e até o 250 TSI (1.4 turbo de 150 cv), no caso do T-Cross.
Com o motor 170 TSI, o Nivus poderia ensaiar uma futura substituição do motor 1.6 em algum (ou alguns) destes mercados.
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