Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Flagra: por que este Volkswagen Nivus tem mecânica de Up TSI?

SUV compacto cupê foi flagrado com motor 1.0 turbo de 105 cv e câmbio manual, mesmo conjunto mecânico do compacto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jul 2020, 12h02 - Publicado em 3 jul 2020, 12h01
nivus flagra
Logotipo “170 TSI” entrega a presença do motor 1.0 turbo mais manso (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

O parceiro Autos Segredos levantou a bandeira primeiro e os flagras do leitor Abrão Ribeiro confirmaram: a Volkswagen está testando no Brasil o Nivus Comfortline com o motor e câmbio do Up TSI.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

No caso, o motor é o chamado 170 TSI, o 1.0 turbo com injeção direta em versão com 105 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, é o manual de cinco marchas. No Brasil, apenas o Up usa esse conjunto.

Volkswagen Nivus 170TSI manual (4)
Carro flagrado é da versão Comfortline (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

O 1.0 turbo mais usado por aqui é o 200 TSI, com 128 cv e 20,4 kgfm, presente em Polo, Virtus e T-Cross, além do próprio Nivus.

Continua após a publicidade

Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245

A Volkswagen inclusive confirma que chegou a criar um Nivus Comfortline 200 TSI com câmbio manual de seis marchas, mas desistiu de lançá-lo. O que o brasileiro realmente quer é o câmbio automático de seis marchas e quem fizer questão de fazer as trocas de marcha por conta própria ainda pode comprar um T-Cross manual.

Volkswagen Nivus 170TSI manual (5)
Com exceção do câmbio, interior parece idêntico ao da versão vendida no Brasil (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mas essa regra não vale para as exportações. Antes do término de 2020 o Nivus será lançado na Argentina e até meados de 2021 será lançado em grande parte dos países da América do Sul, Caribe e também no México.

Volkswagen Nivus 170TSI manual (1)
(Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

Cada mercado terá sua própria composição de versões, que pode ser completamente diferentes das Comfortline e Highline já à venda no Brasil.

Continua após a publicidade

Isso já acontece hoje com Polo, Virtus e T-Cross. Os três são exportados para Argentina, Chile, Colômbia e Peru apenas apenas com o motor 1.6 16V MSI a gasolina de 110 cv, mesmo nas versões Comfortline e Highline, que no Brasil usam o 200 TSI e até o 250 TSI (1.4 turbo de 150 cv), no caso do T-Cross.

Volkswagen Nivus 170TSI manual (2)
Faróis full-led foram mantidos (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

Com o motor 170 TSI, o Nivus poderia ensaiar uma futura substituição do motor 1.6 em algum (ou alguns) destes mercados.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Flagra: por que este Volkswagen Nivus tem mecânica de Up TSI?
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.