Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Flagra: novo Peugeot 208 turbo será mais forte que Polo, Onix e HB20

Modelo está maior e terá versão flex do motor 1.2 com mais de 130 cv

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 nov 2019, 15h24 - Publicado em 29 nov 2019, 15h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Flagra Peugeot 208 2020 (4)
    Nova geração do Peugeot 208 começa a ser vendido no primeiro semestre de 2020 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O novo Peugeot 208 só chega ao Brasil em meados do ano que vem. Esta nova geração será produzida em El Palomar (Argentina), de onde também sairá a segunda geração do SUV 2008.

    Mas isso não impede que o hatch compacto de circule em testes pela região da fábrica da geração atual do modelo, localizada em Porto Real (RJ).

    Flagra Peugeot 208 2020 (3)
    Hatch está 4 cm mais largo na nova geração (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Foi onde nossa reportagem encontrou o modelo circulando carregado de camuflagem e com a suspensão bem baixa, indicando que o novo 208 poderia estar rodando com lastros ou com equipamentos de medições parrudos.

    Continua após a publicidade

    O que chamou atenção foi o desempenho do hatch compacto mesmo nessa condição. Pelas acelerações e retomadas difíceis de acompanhar com um carro 1.6 aspirado, é muito provável que esta unidade esteja equipada com o motor 1.2 turbo de três cilindros ainda inédito no Brasil.

    Flagra Peugeot 208 2020 (5)
    Novo 208 será lançado no segundo semestre de 2020 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Trata-se de uma variação do motor 1.2 PureTech equipada com turbo injeção direta. Na Europa este motor rende 130 cv e 20,4 mkgf de torque – um ganho considerável frente os 90 cv e 13 mkgf da versão aspirada –, mas estes números tendem a melhorar na versão flex que está sendo preparada para o Brasil.

    Continua após a publicidade

    Ainda que mantivesse os números da versão a gasolina, o motor 1.2 turbo já seria mais potente que os 1.0 turbo de Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Hyundai HB20. Em termos de torque, empataria com o Polo, que tem hoje o motor mais forte.

    Flagra Peugeot 208 2020 (7)
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O novo Peugeot 208 também deverá se destacar nas ruas pelo porte. Na falta de um hatch médio na linha (o 308 deixou de ser vendido há alguns meses), o compacto está 7 cm mais comprido, quase 4 cm mais largo e 3 cm mais baixo do que a geração vendida atualmente em nosso mercado. Porém, a distância entre-eixos sofreu alteração de ínfimos 0,2 cm.

    Continua após a publicidade

    Estamos falando de 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,43 m de altura e 2,54 m de entre-eixos.

    Em nossas primeiras impressões com o carro na Europa, foi possível avaliar que o espaço interno praticamente não muda. O espaço para pernas atrás é razoável e um passageiro com 1,80 m de altura não se sentirá apertado, além de que o banco, posicionado mais acima do que os dianteiros, cria um ambiente de anfiteatro. Já o espaço para os ombros não é tão bom.

    Flagra Peugeot 208 2020 (1)
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A imigração da produção do 208 do Brasil para a Argentina tem motivo. A fábrica de El Palomar foi a primeira na região a ser adaptada para a nova plataforma modular CMP, que estará nos futuros carros compactos da Peugeot e da Citroën.

    Já a unidade brasileira manterá os outros modelos baseados na antiga plataforma PF1 (C3, Aircross, 2008 e C4 Cactus) por mais algum tempo. Mas logo também será atualizada para produzir um novo carro de entrada nacional.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.