O grupo FCA resolveu mesmo aproveitar o ano que começa para acelerar o desenvolvimento de projetos importantes para o brasileiro.
Tanto que, logo nos primeiros dias de 2020, empresas que prestam serviços de engenharia à fabricante colocaram dois dos principais lançamentos previstos para os próximos anos em testes públicos de rodagem.
As imagens foram coletadas na página Ferd, do Facebook, e tiradas numa rodovia próxima a Campinas (SP). Um é o projeto 363, o SUV compacto da Fiat. Deixamos para falar mais especificamente dele neste outro texto.
Dedicaremos as linhas abaixo ao SUV maior e (muito) mais esticado das imagens, o projeto 598, ou o já anunciado Jeep de sete lugares, de nome definitivo ainda desconhecido.
Estamos falando de um produto derivado diretamente do Compass, porém com adaptações visuais e de carroceria, mais ou menos o que a fabricante promoverá em 2020 com a Strada em relação ao Mobi.
O formato do capô, o balanço dianteiro, o posicionamento do retrovisor externo, a coluna A e a porta do motorista denunciam o quanto o Jeep 7 beberá da fonte do Compass.
Afinal, é com ele que o 598 compartilhará a plataforma, junto de Renegade e Toro.
Alguns membros da FCA insistem que sua matriz será diferente dos outros veículos produzidos em Goiana (PE), mas aqui vale a ressalva: o grupo também classifica Argo e Cronos como produtos de diferentes plataformas.
Embora seja um produto local tendo o Compass como derivador direto, o Jeep 7 terá uma distância entre-eixos substancialmente maior (de 10 a 15 cm), para acomodar as três fileiras de assentos sem tanto aperto.
Isso é possível de perceber pela imagem lateral é possível perceber, especialmente por conta da distância entre coluna B e roda traseira.
Como o Compass convencional possui 2,64 m nessa dimensão, menos do que um VW T-Cross, o ganho deve se aproximar de 10 cm, a fim de deixá-lo mais perto dos 2,79 m do VW Tiguan Allspace.
O balanço traseiro também é esticado em relação ao Compass, como se espera de um SUV que leva até sete pessoas. É por conta dessas mudanças que sua plataforma será reforçada da coluna B para trás.
Com lançamento previsto para 2021, o Jeep 7 deve ser equipado com o vindouro motor 1.3 Firefly turbo flex de 180 cv, com opção 2.0 turbo diesel (possivelmente recalibrada para entregar mais do que os atuais 170 cv e 35,7 mkgf).