Fim de uma era: após 47 anos, chega ao fim a produção do Ford Fiesta
Após quase 50 anos, preferência por SUVs e necessidade de lançar carros elétricos leva a Ford a terminar, de vez, a produção do icônico compacto
![Ford Fiesta 2021 branco visto 3/4 de frente](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FORD-FIESTA-ST-LINE.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A Ford desligou os aparelhos. A última unidade do Fiesta foi produzida no último dia 7 de julho. Com 47 anos em linha de produção da mais de 18 milhões de unidades vendidos por todo o mundo, a história do icônico compacto da marca chega oficialmente ao fim.
Já era esperada há algum tempo a aposentadoria da produção do Ford Fiesta. No Brasil, o carro já tinha encerrada sua linha de produção em 2019, quando a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) foi fechada. Com os olhos dos consumidores totalmente voltados à moda dos SUVs, a norte-americana apostará em modelos como o novo Explorer EV. Outro motivo para o fim da festa diz respeito à liberação de espaço na fábrica da Ford em Colônia, Alemanha, que agora focará em carros elétricos.
![Comparativo: Ford Fiesta x VW Polo Ford Fiesta](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/12/chr9895-e1560290373757.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As duas últimas unidades do carro serão mantidas pela montadora, uma delas no acervo global e outra no acervo britânico, onde o Fiesta fez muito sucesso e acumulou mais de 5 milhões de emplacamentos.“Decidimos construir nosso primeiro veículo elétrico de alto volume aqui em Colônia”, comentou o gerente-geral da divisão europeia de EVs da marca, Martin Sander, no ano passado.
![New FIesta – ST Ford Fiesta 2021 verde visto 3/4 de frente](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FORD-FIESTA-ST-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Fiesta é um dos modelos mais icônicos e antigos da montadora. Lançado em 1976, o hatch será substituído indiretamente por uma versão elétrica do novo Puma, que pouco terá a ver com o detentor original do nome e usará plataforma da Volkswagen. Essa atualização escancara os gostos atuais do mercado e a necessidade das marcas de atualizarem seus catálogos, mesmo que seja encerrando produções de veículos de alta popularidade.
O Fiesta não é o único veículo icônico da Ford que está sendo “engolido” pelas modernizações e alterações que o mundo automotivo vem sofrendo nos últimos anos com a chegada da era da eletricidade. A montadora já anunciou que o Focus também terá produção encerrada, mas apenas no ano de 2025.