Fiat Uno não terá nova geração e pode ser produzido apenas para exportação
Com vendas em alta, mas dominadas pelas vendas diretas, o Fiat Uno está com o futuro incerto
A primeira geração do Fiat Uno foi vendida no Brasil por 29 anos, mas sua segunda geração, lançada em 2010, não terá a mesma longevidade.
Na verdade, o futuro do hatch compacto será traçado em breve. A afirmação é do diretor da Fiat no Brasil, Herlander Zola, que não esconde que Mobi e Argo já estão com o futuro garantido quando a reestilização e novas versões.
“O Fiat Uno continua tendo importância pra nós, mas suas vendas estão mais concentradas nas diretas. Trata-se de um produto que tem um desempenho melhor em outros mercados da América do Sul”, disse Zola.
E bota concentração nisso. Em 2020, apenas 6,4% das 22.942 unidades do Fiat Uno foram emplacadas em nome de pessoas físicas. Ainda assim, foi volume suficiente para ser o quinto carro mais vendido da Fiat e registrar crescimento de 14,4% sobre as 20.034 unidades emplacadas em 2019.
O que é fato é que as vendas do Fiat Uno estão concentradas nas locadoras, que também são responsáveis por manter as vendas do igualmente antigo Volkswagen Gol (71.153 unidades em 2020).
Os dois modelos se tornaram opções interessantes quando Chevrolet e Ford optaram por diminuir os incentivos nas vendas para locadoras em meados de 2020. Tudo porque as fabricantes tem lucratividade reduzida das vendas para grandes frotistas e vender para o consumidor comum pode ser mais rentável – e fácil.
Diante deste cenário, quem realmente pode garantir a sobrevida do Fiat Uno são suas exportações.
Quando questionado, o Herlander Zola não descartou a possibilidade de manter a fabricação do Fiat Uno na fábrica de Betim (MG), mas apenas para exportação para países vizinhos. No Brasil, porém, ele deixaria de ser vendido.
Não seria um movimento novo, diga-se. No início de 2018 a Fiat cortou as versões Way 1.0 e 1.3 e Sporting 1.3 do catálogo do Uno no Brasil, mas as versões continuaram à venda nos países vizinhos. Em outubro do mesmo ano, porém, voltou a vender as versões aventureiras do compacto. E seguem disponíveis até hoje, ainda que vendendo pouquíssimo.
O ponto é: na berlinda, o Fiat Uno não tem qualquer chance de ganhar uma nova geração. A Fiat faz questão de deixar claro que se for para investir em hatches compactos, será no Mobi e no Argo.
Zola destacou ainda de que acredita que a forma como as pessoas irão consumir os carros de entrada tende a mudar. “A tendência é que quem optar pelos modelos “populares” deve aderir a planos de assinatura, que estão sendo cada vez melhor aceitos pelo mercado, ou até mesmo locação”, conclui o executivo.
Fiat Uno 2021 – Preços e versões
Uno Attractive 1.0 8V 2021 – R$ 50.004
Uno Drive 1.0 6V 2021 – R$ 51.834
Uno Way 1.0 6V 2021 – R$ 54.884
Uno Way 1.3 8V 2021 – R$ 58.959