As concessionárias Fiat começam a receber hoje a Fiat Toro 2022, com um nova opção de motor 1.3 turbo flex, equipamentos de segurança e recursos de conectividade, além das mudanças visuais por fora e por dentro.
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O motor Turbo 270 é o mesmo que equipa o novo Jeep Compass 2022, SUV que também será lançado em breve reestilizado.
Preços da Fiat Toro 2022:
Toro Endurance 1.8 – R$ 114.590 (era R$ 119.590)
Toro Endurance Turbo 270 – R$ 119.590
Toro Freedom Turbo 270 – R$ 131.890 (mesmo preço das 1.8 flex)
Toro Volcano Turbo 270 – R$ 144.990
Toro Endurance 2.0 Diesel – R$ 152.990 (mesmo preço)
Toro Freedom 2.0 Diesel – R$ 164.390 (mesmo preço)
Toro Volcano 2.0 Diesel – R$ 177.690 (mesmo preço)
Toro Ranch 2.0 Diesel – R$ 185.490 (mesmo preço)
Toro Ultra 2.0 Diesel – R$ 187.490 (mesmo preço)
O novo motor 1.3 GSE Turbo de quatro cilindros tem injeção direta, comandos de vávulas variáveis Multiair e turbocompressor, e gera 185/180 cv de potência (etanol e gasolina, respectivamente), e 27,5 kgfm de torque (com os dois combustíveis).
Ao batizá-lo, a Fiat destacou sua característica mais forte do ponto de vista comercial, Turbo, e o volume de torque, em Newton metro, 270, que é um número mais vistoso que 27,5, em quilograma força metro (unidade padronizada no Brasil), escamoteando assim o pequeno deslocamento, 1.3.
Essa estratégia já adotada pela VW, em seus modelos atuais, como o T-Cross 250 TSI, por exemplo.
O motor 1.3 turboflex não aposenta o 1.8 flex, que está na picape desde a estreia em 2016. O 1.8 segue na versão de entrada Endurance (sempre acompanhado do câmbio automático de seis marchas), enquanto o 1.3 turbo equipará as outras versões Endurance, Freedom e Volcano, com câmbio de seis marchas e tração 4×2.
O 2.0 turbodiesel está disponível para todas as versões, ou seja: Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, também recebeu melhorias. Ele vem sempre acompanhado do câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
A Fiat aproveitou a mexida na picape para criar uma diferenciação visual maior entre as versões. Assim, enquanto Endurance, Freedon e Volcano ficaram com um tipo de grade dianteira mais horizontal, Ultra e Ranch ganharam uma grade hexagonal mais encorpada.
Nos demais aspectos, toda linha é igual, descontando as diferenças de acabamento e conteúdo entre as versões. A Fiat deixou a Toro mais encorpada, aumentando o volume do capô, que recebeu um vinco central em V, além dos laterais que já possuía, e elevando a altura da suspensão.
A Fiat trilha o mesmo caminho de Ford e GM com Ranger e S10, que na estreia nos anos de 1990 eram menores mas foram ficando mais corpulentas – o que abriu espaço para o surgimento de picapes de tamanho intermediário como a própria Toro e a Renault Duster Oroch.
A diferença é que a Toro não ficou mais larga como Ranger e S10, talvez por ter uma plataforma monobloco, enquanto as outras têm chassis de longarinas.
Vale lembrar que, em breve, a Ford e GM também terão suas picapes intermediárias: a da Ford será a Maverick e a GM, ainda não tem nome, mas pode ser uma nova geração da Montana.
Por dentro, as mudanças foram mais radicais, uma vez que a Toro ganhou um novo painel, mais horizontal e plano, com saídas de ar e a central multimídia na posição vertical.
Nas versões mais caras, a central multimídia é de 10”, mas haverá opções de 8,4”e 7”. No caso da tela de 10,1”, a única mostrada na apresentação da picape, há recursos como GPS integrado com informações de trânsito e trajeto atualizado em tempo real.
O sistema é compatível com Apple Carplay e Android Auto, sem cabo, e o usuário ainda conta com um carregador de celular por indução e uma rede Wi-Fi 4G com rede Tim e conexão para até oito aparelhos simultaneamente.
No painel de instrumentos, os mostradores foram substituídos por uma tela colorida de 7” em todas as versões. Essa tela pode ser configurada e tem cinco opções de grafismo. A Fiat Toro já tinha uma tela de 7″ antes, mas combinada com velocímetro e conta-giros analógicos.
Outra novidade é o sistema Fiat Connect Me, um aplicativo que permite conectar a picape a dispositivos como smartphones, smartwatch e assistentes virtuais, oferecendo mais de 300 funcionalidades, segundo a Fiat.
Entre as operações que o Connect Me permite, estão coisas como partida do motor à distância, acesso a informações do carro como a quantidade de combustível no tanque, localização do veículo e fixação de limites de velocidade e de perímetro permitido para rodagem. Com o tempo, o sistema estará disponível para os outros modelos da linha Fiat
A Toro também ganhou faróis full-led em todas as versões, exceto na Endurance, seis airbags (nas versões mais caras são sete) e novas rodas de liga leve (aros 16, 17 e 18, dependendo da versão).
As configurações mais caras terão ainda sensores de estacionamento e de acionamento dos faróis e assistentes de direção avançados como alerta de mudança involuntária de faixa, com correção de trajetória, farol alto automático e sistema, e frenagem de emergência automática.
Fotos da Fiat Toro 2022
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