Fiat terá um carro inédito por ano até 2030 no Brasil e promete carros ‘acessíveis’
Lançamentos prometidos incluem a nova família de compactos da marca, que terá hatch, SUVs, picape e até um furgão

A Fiat anunciou que terá grandes novidades para o Brasil nos próximos anos. Segundo a marca, até 2030, um novo carro será lançado a cada ano – ou seja, serão cinco modelos inéditos até o final desta década, como parte dos 40 lançamentos prometidos ao país em todo o grupo Stellantis, incluindo reestilizações, novas gerações e carros inéditos. Eles são frutos do investimento superior a R$ 30 bilhões anunciados em 2024 para a América Latina.
De acordo com o vice-presidente das marcas Fiat e Abarth no Brasil, Frederico Battaglia, os lançamentos serão focados em acessibilidade. “Não adianta nada fazer um carro que tem quatro jatos, voa, faz capuccino, massagem e, depois, custa US$ 1 bilhão e ninguém pode comprar”, disse Battaglia. “Você tem que ter algo atual, tecnológico e seguro, mas também tem que ser acessível e ecologicamente correto”, completou.

O executivo não deu qualquer dica sobre quais serão os lançamentos, mas alguns deles já são esperados. Entre as novidades para os próximos anos há a nova família de carros compactos. Ela será inaugurada com um hatch compacto inspirado no novo Grande Panda europeu, e que substituirá os atuais Mobi e Argo.
Ainda sem confirmação de nome, o “Panda brasileiro” já roda em testes no Brasil utilizando um Citroën C3 como mula, já que a plataforma será a mesma Smart Car, uma espécie de rebatismo para a antiga CMP. O visual terá o modelo vendido na Europa como ponto de partida, com traços retilíneos, pegada de SUV e luzes em blocos, como se fossem grandes pixels.

São grandes as chances de que o modelo seja o primeiro carro elétrico da Stellantis produzido no Brasil, já que a plataforma oferece a possibilidade e, a fábrica de Betim (MG), passa por alterações para que possa produzir modelos com eletrificações mais robustas do que o sistema híbrido leve do Pulse.
É possível que o novo compacto seja o primeiro entre os cinco modelos inéditos. Depois, será seguido pelo restante da família, que inclui um SUV compacto para substituir o Pulse, um SUV cupê para substituir o Fastback e uma picape, que sucederá a Strada. Por fim, até um furgão está previsto para ser algo como um novo Doblò.

Caso a estreia da nova família fique para 2027, nasce a possibilidade que, para 2026, a Fiat aposte em um elétrico, como o anteriormente prometido 500 Abarth elétrico, ou o 600, o SUV elétrico do Fiat 500. Não demorará tanto assim para sabermos.
