Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Fiat Strada recarregável socorre carros elétricos que ficam sem bateria

Equipada com bateria gigante e carregador rápido, a picape pode ser contratada por R$ 3,50/kW e carrega o carro elétrico onde ele estiver

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 fev 2025, 09h39 - Publicado em 6 fev 2025, 09h00
Strada Power Bank
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O que fazer quando a bateria de um carro elétrico acaba antes de chegar a um carregador? Se for em uma rodovia sob concessão, é possível chamar o reboque da concessionária. Do contrário, o jeito será chamar o seguro. Mas uma frota de Fiat Strada com bateria gigante na caçamba promete ser uma solução mais prática para esse tipo de resgate. E nós testamos esse serviço.

QUATRO RODAS percorreu quase 400 km com carros elétricos sem recarregar, para um teste de autonomia de seis carros elétricos que ainda será publicado. Quem nos acompanha no Instagram pode conferir os bastidores nos destaques. Como cada carro rodou até a bateria acabar, a picapinha eletrificada tornou esse teste o mais seguro e menos extenuante possível. 

Strada Power Bank

O carro de socorro usado era uma Fiat Strada com uma enorme bateria com 83 kWh de capacidade e 30 kVA de potência, a qual fornece energia para um supercharger portátil que carregou cada um dos elétricos do teste de autonomia a potência de 20 kW. Com esta capacidade, poderia recarregar o BYD Dolphin Mini duas vezes e ainda sobraria energia. 

Continua após a publicidade

A bateria fica selada dentro da caçamba e tem seu próprio sistema de ventilação. Já o carregador, viaja ao lado do motorista e é instalado na hora que é necessário recarregar um carro. Como as baterias armazenam energia em corrente contínua (DC), fica mais fácil garantir a recarga rápida. Se instalado em um conjunto de baterias maior, que entrega mais energia, o carregador pode carregar a até 60 kW.

Mas o pacote de baterias da Strada também precisará ser recarregado depois, como um carro elétrico. O veículo é fruto de uma parceria entre a Ultra Charge e a Plug.in, que acompanharam a maratona dos elétricos.

Strada Power Bank
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

“Nós temos duas Stradas Power Bank na nossa frota e elas trabalham boa parte do tempo oferecendo recargas rápidas para veículos elétricos comerciais. E já fizemos alguns socorros de recarga de emergência na estrada também”, diz André Lourenço, gerente de vendas da Plug.in, que também atua na conversão de caminhões a combustão para elétricos para empresas e em infraestrutura de recarga para imóveis industriais ou comerciais.

Já a Ultra Charge é uma iniciativa da Scania por meio do programa Innovation Factory, que seleciona projetos potenciais para o mercado. Ainda em fase de testes, a empresa tem como foco ser um “Netflix de recarga de elétricos”.

“Vamos oferecer o serviço tanto por assinatura quanto avulso para qualquer dono de elétrico que queira carregar o carro onde estiver”, diz José Berretta, um dos engenheiros da Scania responsáveis pela Ultra Charge. O proprietário pode contratar o serviço por meio de um aplicativo e a empresa carrega o carro elétrico até 100% onde ele estiver, além de também poder fazer o serviço de resgate. Ambos os serviços serão oferecidos em um primeiro momento pela Fiat Strada Power Bank da Plug.in. 

Continua após a publicidade
Strada Power Bank
Equipe da Ultra Charge acompanhou o teste de autonomia do começo ao fim (Ultra Charge/Acervo pessoal)

“O serviço que a UltraCharge-Scania está idealizando oferece mais conveniência aos proprietários de elétricos e híbridos, eliminando a necessidade de enfrentar filas para recarga ou lidar com a indisponibilidade de carregadores fixos”, destaca Matheus Texeira, outro engenheiro responsável pela operação da empresa.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A Ultra Charge acredita que a recarga móvel resolve uma dor comum do setor: a dificuldade de instalar carregadores. “Com o serviço de recarga móvel, não há custos de infraestrutura envolvido, tornando a eletrificação mais acessível”, conclui Texeira. 

Nessa fase de testes a Ultra Charge cobra R$ 3,50 por kW e o agendamento pode ser feito por meio do site oficial ou WhatsApp. “Podemos carregar tanto modelos híbridos plug-in com recarga AC, lenta, ou elétricos com recarga DC, rápida”, conta o engenheiro Thiago Tavares, também responsável pela operação da Ultra Charge.

Strada Power Bank

Considerando a conveniência de carregar o carro em qualquer estacionamento ou até na garagem de casa o valor é acessível afinal a média cobrada em carregadores públicos DC é de 2,50 por kW e a Volvo chega a cobrar R$ 4,00 por kW para quem não é dono de carros elétricos da marca.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.