Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Fiat Strada e Jeep Compass podem perder liderança histórica em 2024

Strada é líder geral há três anos, mas pode perder a coroa para Polo em 2024, enquanto o Corolla Cross ameaça soberania do Compass que dura desde 2017

Por João Vitor Ferreira
7 dez 2024, 09h10
Fiat Strada Lider
Strada pode fechar o ano líder de mercado, pela quarta vez (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Acompanhar as vendas mensais diz muito sobre o nosso mercado e a preferência dos consumidores finais e frotistas. A Fiat Strada é líder no acumulado de 2024 e busca manter a hegemonia que já dura quatro anos. Mas a situação é bem diferente de 2021, quando foi a mais vendida pela primeira vez. Naquele ano, a picape teve uma diferença de 22.652 unidades para o segundo colocado, Hyundai HB20. Porém, desde 2023, a picape ganhou um novo rival de fôlego, que ameaça sua posição.

O concorrente é o VW Polo, que ameaça a liderança da Strada no ano, chegando a superá-la em alguns meses. Como se pode ver pelos vantagem da Strada é pequena. No total, até agora são 128.450 emplacamentos da picape, contra 126.709 do Polo. Com apenas um mês restando para o fim, é difícil cravar quem será o carro mais vendido de 2024.

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 cinza
Liderança do Compass entre os SUVs médios dura desde 2017, mas pode acabar (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre os SUVs, o Jeep Compass também está bem próximo de perder sua coroa. Seus dois primeiros anos cheios no mercado, 2017 e 2018, foram um sucesso, com o Compass atingindo a marca de SUV mais vendido do Brasil. Em 2019, ele perdeu a liderança geral do segmento para o Jeep Renegade, mas não entre os SUVs médios, totalizando sete anos como o mais vendido.

A situação do Compass não mudou, mas também não está garantida. Em outubro, o SUV se salvou “nos acréscimos” e conseguiu ultrapassar o Toyota Corolla Cross nas vendas. No acumulado, o SUV japonês soma 44.025 unidades vendidas, contra 45.341 do Compass.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Pode ser que tenhamos não uma, mas duas quebras de hegemonia em um só ano. A última foi histórica, protagonizada pela própria Fiat Strada. O Chevrolet Onix havia liderado o mercado entre 2015 e 2021, mas uma paralização na sua produção atrapalhou suas vendas em 2022. Melhor para Strada e HB20, que assumiram a ponta. Mas a invencibilidade mais longa até hoje é do VW Gol, líder por 27 anos consecutivos, e que foi superado em 2014 pelo Fiat Palio.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.