Fiat Pulse Abarth de 205 cv vai correr as 1000 Milhas de Interlagos
Com motor quase original de fábrica, o SUV esportivo foi a escolha da equipe Roberto Manzini para 42ª edição da competição

O Fiat Pulse Abarth estreou em 2022, marcando a volta da marca do escorpião no Brasil após 6 anos, quando o 500 Abarth deixou de ser comercializado por aqui. Diferente do Fiat 500, o Pulse esportivo foi totalmente desenvolvido no Brasil, além de também contar com produção nacional.
Porém, durante o desenvolvimento do SUV Abarth a Fiat nunca imaginaria que o modelo poderia se tornar um verdadeiro carro de automobilismo. Mas isso acontecerá pela primeira vez no Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas Chevrolet Absoluta.

Na 42ª edição da tradicional prova de endurance, que reúne protótipos e carros de gran turismo e de turismo, o Fiat Pulse será comandado pela equipe de Roberto Manzini.
Além do próprio Roberto, os responsáveis para pilotar o modelo serão: seu filho, Victor Manzini, que correrá pela primeria vez na competição; Eduardo Bernasconi, piloto e fundador da Fullpower; e Ricardo Dilser, piloto e apresentador do programa AutoEsporte.
“O carro já vem com uma pegada de corrida. A marca Abarth nasceu de uma equipe de corrida. E a nossa escola já tinha uma parceira com a Stellantis, que nos cedeu um Pulse para construirmos a versão 1000 Milhas”, conta ele Roberto Manzini.

A largada da prova acontecerá à meia-noite do dia 25 de janeiro, mais especificamente o próximo sábado, data de aniversário da cidade de São Paulo.
Fiat Pulse Abarth turbinado
Com um mês de preparação antes da competição, a equipe de Roberto Manzini realizou algumas modificações no SUV, mas manteve grande parte de a originialidade do modelo, como carroceria, freios, motor e câmbio.
As principais adições foram de elementos obrigatórios para a competição, como um santantônio interno, tanque de combustível maior, assentos específicos, cinto de segurança de seis pontos, além de alguns ajustes mecânicos para melhorar a performance, como molas e amortecedores mais rígidos.

“Iremos com o motor todo original, apenas repotenciado em cerca de 20 cavalos, para garantir durabilidade e baixo consumo de combustível”, disse Marcelo Marques, chefe da Equipe RMCP na 1000 Milhas de Interlagos.
Portanto, com esse pequeno aumento de potência, o motor 1.3 turbo do Pulse Abarth passa a entregar 205 cv e 31, 6 kgfm, contra os 185 cv e 27,5 kgfm originais.
Eduardo Bernasconi afirma que a equipe quer mostrar a resistência de um carro de passeio adaptado para as pistas e tem como principal objetivo completar a corrida.