Já faz algum tempo que a Fiat vem planejando uma completa renovação em seu portfólio. O primeiro deles, e já confirmado, será um compacto, que substituirá o Panda na Europa e servirá de inspiração para o sucessor do Argo no Brasil. Depois de muito suspense, finalmente temos as primeiras imagens do modelo, batizado, não por acaso, de novo Fiat Grande Panda.
O novo modelo tem como objetivo óbvio se diferenciar do Panda da geração anterior, que será produzido com motores a combustão até 2026. O Grande Panda é quase uma ressurreição do Grande Punto de 2005, que também conviveu com seu antecessor.
Este é primeiro modelo da Fiat de uma nova família que será formada até 2027, como parte de um plano geral do Grupo Stellantis, que pretende anunciar um novo carro desta linha a cada ano.
O Grande Panda foi desenvolvido para mercados globais e será montado na plataforma STLA Smart, que, por sua vez, é uma evolução da CMP, que atualmente serve como base de modelos como Citroën C3, C3 Aircross e do futuro SUV cupê Basalt. Esta plataforma suporta diferentes tipos de motorização, incluindo elétrico, e dará origem a SUV, SUV cupê e até a uma picape.
No lançamento, o Grande Panda estará disponível apenas com motorizações híbridas e elétricas. No entanto, com a diversa capacidade da arquitetura STLA Smart, a Fiat pode desenvolver veículos que atendam a necessidade individual de cada mercado global, incluindo o Brasil.
Visual e projeção de mercado
O Fiat Grande Panda foi desenvolvido na Itália, mais especificamente no Centro Stile de Turim. O modelo pertence ao segmento B, o mesmo do nosso Fiat Argo e do Citroën C3 europeu. Portanto, é bem provável que o novo Panda assuma seus lugares em seus respectivos mercados.
No Brasil, a expectativa é que o modelo utilize os mesmo motores Firefly 1.0 e 1.3 do Argo, além de uma opção turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, o modelo terá uma versão elétrica e uma micro-híbrida, ambas já disponíveis no C3.
O design do novo Panda pode, no primeiro olhar, causar alguma estranheza, talvez por seu estilo quadradão, que o torna mais robusto, e jogo de luzes um tanto quanto exótico – e que dá a ele um visual de carro-conceito, mesmo tratando-se da versão final.
A dianteira se destaca exatamente pelos faróis, que trazem luzes diurnas dispostas em “X” e interligados por uma barra preta. Além disso, há apenas uma grade na parte inferior do pára-choque. Toda a temática é feita com base em quadrados e elementos que parecem se “desmanchar”, com reduções suaves de tamanho.
De perfil, o Grande Panda traz uma homenagem ao clássico Fiat Panda 4×4 (abaixo), com a inscrição “PANDA” na superfície das portas. Fora isso, há apenas caixas de rodas pretas e molduras também pretas nos vidros. As rodas são de 17 polegadas com corte diamantado.
Ainda com elementos do clássico Panda 4×4, a traseira traz inspirações nas lanternas, mais quadradas, verticais e posicionadas nas extremidades. Há também a inscrição “FIAT” na carroceria e ainda o nome “Panda” escrito em relevo.
Ainda não se sabe quando e a quanto o Fiat Grande Panda chegará no mercado. A Fiat divulgou apenas uma informação vaga, que ele “será lançado primeiro na Europa, Oriente Médio e na África”. Provavelmente, só teremos mais informações do carros no aniversário de 125 anos da Fiat, que ocorre no próximo dia 11 julho.