Não existe vida fácil para os sedãs no Brasil hoje em dia, mas o Fiat Cronos persiste, ainda que com algumas dúvidas no ar. O modelo acaba de receber sua nova linha 2022, mas apenas nas versões com motor 1.3 e o destaque fica para a versão esportivada S-Design. Enquanto isso, o futuro do motor 1.8 segue incógnito.
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O anúncio da Fiat foi feito nesta sexta-feira (2), constando apenas três versões do sedã compacto. A básica 1.3, intermediária Drive e a série especial S-Design, com ares de Cronos HGT esportivos mas mecânica idêntica. Todas oferecem o motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm, e apenas o câmbio manual de cinco marchas.
O Cronos básico se mantém essencialmente o mesmo da linha 2021, lançada em novembro do ano passado. As novidades ficam por conta da nova identidade visual da Fiat aplicada nos bancos e nos retrovisores externos, agora com repetidores de seta.
A versão básica parte de R$ 72.990 – aumento de 15% em relação ao antecessor. Segundo a Fiat, os destaques do modelo ainda incluem ar-condicionado, direção elétrica e rádio com USB e Bluetooth. Itens como lanternas em led, comandos no volante e monitoramento de pressão dos pneus também são de série.
Os diferenciais do Cronos Drive são, basicamente, central multimídia com tela de sete polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto, além de vidros elétricos e entradas USB na segunda fileira. Tudo isso por R$ 78.590 – 17% mais caro em nove meses.
Cronos S-Design
Quando a Fiat lançara o Cronos 2021, a série limitada S-Design era tratada como opcional de prestígio da versão Drive, acrescentando detalhes estéticos ao carro. Na prática isso não mudou, mas o Cronos S-Design ganhou ares de protagonista do ano-modelo, com novo visual para conquistar o país dos SUVs e caminhonetes e repetir o sucesso da Argentina, onde é um dos modelos mais vendidos.
As mudanças são poucas, mas a Fiat encontrou elegância na sutileza dos tons que imitam bronze e contrastam com carroceria e acabamento. O bronze foi aplicado, externamente, nos logotipos da marca e nos identificadores de modelo e versão.
Por dentro, a evolução em relação ao Drive é bem mais notável, com o bronzeado aparecendo na costura do couro do volante, painel e console central. A cor metálica também foi inserida nos bancos exclusivos e no console.
Mais do que visual, o Cronos S-Design também é mais tecnológico, graças a detalhes como chave presencial, ar-condicionado digital, câmera de ré, retrovisores elétricos, auxílio de partida em rampa e controles de tração e estabilidade. Vale notar que a central multimídia, entretanto, não recebeu a nova interface Uconnect 5. Detalhes mantidos incluem rodas de liga leve de aro 15”, faróis de neblina, frisos laterais e um charmosos aerofólio traseiro.
O Cronos S-Design está mais caro, mas esse reajuste depende do ponto de vista: o preço total do modelo agora é de R$ 83.090, contra R$ 71.380 na introdução da linha 2021. O custo do pacote avulso, entretanto, está quase o mesmo: R$ 4.500 para “promover” o Cronos Drive, contra R$ 4.390 de antes.
Cadê as versões 1.8?
É inegável que o esportivado chama atenção pelo bom gosto e, principalmente, atenção ao propósito. Mas não o suficiente para que deixássemos de notar a completa ausência de menção às versões 1.8 (139 cv/19,3 kgfm), que oferecem transmissão automática e correspondem ao topo de linha do Cronos.
Consultada, a empresa justificou a ausência dizendo que, como ainda existem unidades 2021 com motor 1.8 à venda na rede de concessionárias, essas acabaram ficando de fora do comunicado oficial. Obviamente a ausência só reforçou especulações que o fim do 1.8 e.TorQ está mais próximo do que nunca.
Longevo e confiável, seu projeto deriva da Tritec – joint-venture formada por BMW e Chrysler ainda no século XX – e foi apresentado em 2010, com atualizações mecânicas diversas. Ainda que sua trajetória venha sendo cumprida com elogios, é cada vez mais difícil acompanhar as novas legislações e, principalmente, a eficiência dos novos motores turbo da Stellantis.
Nem a própria Fiat tem certeza do que fará com as Drive AT6, Precision e HGT, mas tanto pode ocorrer uma substituição pelo novo 1.0 turboflex da Stellantis quanto uma coexistência pacífica. A transmissão das versões turbo também mudará, provavelmente recebendo o câmbio CVT do Fiat Pulse.
É assim, renovado pela metade, que o Cronos 2022 chega para animar o segmentos dos sedãs compactos no Brasil. O futuro, entretanto, promete maiores emoções.
Ficha técnica do Fiat Cronos S-Design 2022:
Motor: flex, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.332 cm³, 8V, aspirado, 109 cv a 6.250 rpm (etanol), 14,2 kgfm a 3.500 rpm (etanol).
Câmbio: manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteiro)/ eixo de torção (traseiro)
Freios: discos ventilados (dianteiro)/ tambor (traseiro)
Pneus: 185/60R15
Dimensões: comprimento, 436,4 cm; largura, 172,6 cm; altura 150,8 cm; entre-eixos, 252,1 cm; porta-malas, 525 l.
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