Fiat Argo brasileiro servirá de base para o novo Punto europeu
Compacto brasileiro deve ser aprimorado para atender aos padrões europeus
O Fiat Punto é um veterano em todas as partes do mundo: o carro estreou na Europa em 2005 e foi lançado no Brasil dois anos depois, sem sofrer mudanças significativas em seu projeto desde então.
Enquanto no Brasil ele já saiu de linha, substituido pelo Argo, em alguns países do velho continente (como a própria Itália) ele continua sendo vendido.
Esta situação deve mudar em 2018, quando a Fiat lançará na Europa um novo Punto baseado na plataforma do Argo, segundo informa o site da revista Auto Bild.
A marca italiana deve recorrer ao projeto até então conhecido como X6H – codinome adotado durante o desenvolvimento do Argo. Um exemplar do compacto brasileiro, inclusive, já teria sido enviado à Itália para que a equipe de engenharia da Fiat realize as modificações necessárias para atender aos rígidos padrões de segurança e refinamento europeus.
Assim como o hatch brasileiro apresentado no mês passado, o novo Punto teria linhas inspiradas no Tipo europeu, principalmente no desenho dos faróis e da grade frontal. Seu tamanho, porém, será menor – o Tipo tem o porte de um carro médio, enquanto o Argo é considerado um hatch compacto. Segundo a Auto Bild, o carro deverá custar a partir de 10 mil euros, cinco mil a menos que o Tipo.
Durante o lançamento do Argo no Brasil, publicações e leitores europeus já haviam vislumbrado a possibilidade de o carro também substituir o Punto por aqueles lados. As opiniões se dividiram entre elogios e críticas ao design – já em relação à motorização, todos concordam que a Fiat vai precisar de opções mais modernas que os 1.0 e 1.3 Firefly e 1.8 e.Torq oferecidos por aqui.