Em encontro com jornalistas, Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, anunciou um investimento de 14 bilhões de reais no mercado local até 2022.
Este montante é parte dos 45 bilhões de euros que o grupo já havia anunciado globalmente no início deste mês.
Outra parcela, de 9 bilhões de euros, serão dedicados a modelos eletrificados e autônomos, principalmente da Jeep. E eles podem chegar ao Brasil – junto com uma parcela deste investimento.
Filosa diz que a FCA terá elétricos e híbridos no Brasil até 2022, mas ainda aguarda o Rota 2030 para definir como atuará neste segmento.
De acordo com o executivo, o etanol brasileiro é tão eficiente e limpo em seu ciclo quanto carros elétricos. Por isso, a FCA não descarta um híbrido a etanol para o futuro.
5% DE CRESCIMENTO
O grupo FCA projeta um crescimento de 5% ao ano até 2022. Para conquisatar isso, apostará forte em lançamentos: serão 25 até 2022.
Entre reestilizações e novos modelos, a Fiat terá 15 lançamentos no período. As marcas Jeep e RAM, juntas, terão outras dez novidades.
A grande aposta da Fiat será na ampliação de sua gama de produtos (que hoje, no Brasil, já é maior que em qualquer outro mercado no mundo).
A marca, que hoje não tem nenhum SUV, terá três em 2022: um utilitário pequeno, de acesso; um modelo familiar; e um familiar grande. O que ainda não está definido é se este modelo maior terá sete lugares.
O presidente da FCA para a América Latina também falou em pelo menos uma nova picape Fiat, possivelmente derivada do Mobi.
Dos dez novos Jeep e RAM, apenas um será nacional: um SUV grande premium, que será posicionado acima do Compass e, possivelmente, terá sete lugares.
Os outros lançamentos serão os Renegade e Compass renovados e atualização ou lançamento de modelos importados.
O Cherokee também está garantido e chegará ao Brasil em setembro deste ano com novo visual e motor 2.0 turbo.
Uma picape grande, com capacidade de carga de uma tonelada e chamada internamente de Metric Ton, chegará importada ao nosso país. Mas a FCA ainda estuda custos e capacidades para decidir de onde ela virá. O lançamento está previsto para acontecer entre 2021 e 2022.
NOVOS MOTORES E CÂMBIOS
A estreia dos motores Firefly turbo no Brasil também está confirmada. Eles aparecem primeiro no Jeep Renegade europeu, nos próximos meses, mas só chegarão ao Brasil em 2020.
A grande maioria das novidades virá justamente na virada de 2019 para 2020. É também quando os modelos inéditos surgirão.
Filosa também antecipou que haverá democratização do câmbio automático na gama de produtos da Fiat, o que pode colocar em xeque o automatizado GSR.