Fiat adianta como serão substitutos de Strada, Argo, Pulse e Fastback
Fiat antecipa nova família de carros compactos globais, que contempla picape compacta e SUV cupê, mas descarta os sedãs
Carro mais vendido do Brasil em 2023 pelo terceiro ano seguido, a Fiat Strada teve seu sucesso reconhecido pela fabricante. O modelo brasileiro é a inspiração de um dos projetos da nova família global de compactos da Fiat, que também prevê sucessores para Argo, Pulse e Fastback.
O ponto de partida de todos os carros será a nova geração do Fiat Panda, que será lançada na Europa em Julho. Além do hatch compacto e da picape, a família também incluirá um SUV, um SUV cupê à moda do Fiat Fastback e uma van, antecipada com um carro de proposta mais aventureira.
A partir do Panda, cada novo carro compacto da Fiat será lançado com um intervalo de 12 meses até 2027. Isso, pelo menos, na Europa. Mas todos eles serão globais e têm chances de serem fabricados em Betim (MG) a partir do final de 2025.
“O próximo passo na competição global é a transição de produtos locais para uma oferta global que beneficiará todos os nossos clientes em todos os lugares. Estamos entusiasmados em compartilhar uma prévia do nosso futuro; um futuro muito próximo, na verdade, já que o primeiro carro será apresentado em 4 meses, durante as comemorações do 125º aniversário da marca. Este carro seguirá então um novo modelo por ano“, declarou Olivier François, CEO da FIAT e Diretor de Marketing da Stellantis.
Todos esses carros serão baseados na plataforma CMP, agora chamada de STLA Small. É a plataforma dos Peugeot 208 e Citroën C3 promovida ao uso por todas as marcas da Stellantis. Tudo porque essa arquitetura aceita motores a combustão, conjuntos híbridos e também elétrica, e já é usada nos principais mercados de carros compactos: América do Sul, Europa e Índia.
É notável que o Brasil teve peso na escolha de alguns dos carros compactos, mas é um dos mercados que sentirá uma falta importante: não há um sedã em vista, indicando que o Fiat Cronos, fabricado na Argentina, e o Fiat Tipo sedã, fabricado na Turquia, não terão substitutos. Também não contempla um carro subcompacto para substituir o Mobi. Confira cada um dos carros-conceito apresentados.
O substituto da Fiat Strada
A nova picape compacta com cabine dupla, de acordo com a Fiat, será vendida até na Europa. É a chamada Fiat Pick-up Concept, que dá pistas daquela que poderá ser a nova geração da Fiat Strada. O foco, porém, não é tanto o transporte de carga.
O argumento do carro é, na verdade, a possibilidade de combinar características de um veículo comercial com um SUV urbano, sendo um veículo voltado para atividades ao ar livre. O conceito “coloca a diversão na funcionalidade e responde à redescoberta global do tempo livre como valor para as pessoas”. Talvez tenhamos visto isso antes na Fiat Toro.
Mas a Fiat jura que a inspiração é a Strada brasileira. Tiveram até a sensibilidade de ambientar a picape futurista no calçadão de Copacabana.
O substituto do Fiat Fastback
A Fiat não esconde: o Fastback Concept representa o herdeiro do Fiat Fastback brasileiro e do Fiat Tipo vendido no Oriente Médio e na África. Sua versão de produção será vendido em todos esses mercados e também na Europa.
Embora todos os conceitos tenham aspecto meio quadradão, esse explora bem o caimento mais acentuado do teto que, de acordo com a Fiat, inspira esportividade. Na verdade, usa o design como argumento para a sustentabilidade: o teto melhora a aerodinâmica e o consumo pode ser reduzido.
A ideia é oferecer um estilo mais moderno e jovem em comparação com muitos SUVs. E vale reparar que as portas traseiras são as mesmas da picape e do SUV convencional.
O substituto do Fiat Pulse
A Fiat define o SUV como um “Giga-Panda”, mas, seguindo a lógica, ele também pode ser visto como o sucessor do Fiat Pulse que a Fiat fabricará em Betim. Ele aproveita muitos elementos do SUV cupê e da picape e, de acordo com a fabricante, é focado nas necessidades espaço de carros familiares. De certa forma, está mais para um Renault Duster da Fiat do que para um Pulse, que é bem apertado.
O substituto do Fiat Doblò
O Fiat Camper Concept, por definição, tem a “versatilidade de um carro feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um companheiro de confiança”, Poético, mas esse veículo polivalente seria um excelente substituto para o Fiat Doblò, cobrindo um segmento de carros espaçosos e funcionais que vem recebendo mais atenção no mercado europeu ultimamente.
O substituto do Fiat Argo
Esse é o segredo que vai durar menos. O Fiat City Car Concept representa a nova geração do Fiat Panda, que é o carro que acabará substituindo o Fiat Argo no Brasil até 2026. A fabricante adianta, inclusive, que será um carro maior que o Panda atual (que tem o mesmo porte do Fiat Uno).
O foco deste carro foi alcançar a leveza estrutural, otimização de espaço e luminosidade na cabine. É o único dos conceitos que teve sua cabine revelada, com o objetivo de demonstrar a posição de dirigir elevada, as telas no painel e o uso de materiais reciclados e sustentáveis, como o bambu. Na prática, o carro definitivo será como um Citroën C3 da Fiat.