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Fiat abate Toro para lançar centro de segurança de R$ 40 milhões no Brasil

Fabricante passará enfim a contar com um laboratório local, em Betim (MG), para realizar testes reais de impacto em seus veículos

Por Felipe Bitu, em Betim (MG)
Atualizado em 19 jul 2019, 11h46 - Publicado em 18 jul 2019, 07h35
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  • Crash-test da Fiat Toro no novo centro de segurança em Betim (MG)
    Teste de impacto daToro no novo centro de segurança da FCA em Betim (MG) (Felipe Bitu/Quatro Rodas)

    Parece estranho que o grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) não tivesse até hoje um espaço dedicado a testes de impacto em automóveis no Brasil. Mas não tinha, e passou a tê-lo nesta quarta-feira (17).

    Batizado como Safety Center (ou, simplesmente, centro de segurança), o espaço fica na fábrica de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

    Crash-test da Fiat Toro no novo centro de segurança em Betim (MG)
    O novíssimo Safety Center da Fiat em Betim (MG) e a Toro, antes do abate (Divulgação/Fiat)

    Trata-se do quarto laboratório de segurança da fabricante no mundo. E já que ele foi construído só agora, pelo menos surge como o mais atualizado de todo o grupo, incluindo Europa e Estados Unidos.

    Foram investidos cerca de R$ 40 milhões para erguer o complexo de 7,6 mil metros quadrados entre maio de 2018 e maio de 2019. Mais de 50 engenheiros irão trabalhar no local.

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    “O Safety Center representa um momento histórico para a FCA, pois agora temos autonomia completa para desenvolver novos modelos sem depender da matriz”, afirma Márcio Tonani, diretor de desenvolvimento de produto.

    Crash-test da Fiat Toro no novo centro de segurança em Betim (MG)
    Com o centro, FCA do Brasil quer ficar menos dependente da matriz no desenvolvimento de novos produtos (Divulgação/Fiat)

    Coube a uma Fiat Toro o papel de ser abatida para realizar o primeiro teste de impacto.

    Após percorrer 130 metros, a picape colidiu contra um bloco de concreto rígido de 140 toneladas a 48,3 km/h. Trata-se de um teste que nem o Latin NCAP, programa de segurança viária para América Latina e Caribe, possui em seu protocolo.

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    Crash-test da Fiat Toro no novo centro de segurança em Betim (MG)
    Habitáculo ficou praticamente intacto após colisão frontal em obstáculo rígido a 44 km/h (Felipe Bitu/Quatro Rodas)

    Positivamente, a picape manteve o habitáculo bastante íntegro após a colisão, graças à absorção de energia pela zona de deformação dianteira.

    Alguns trincos no para-brisa, para-lamas levemente encostados às portas dianteira e um estepe solto sob o carro foram as únicas consequências.

    O piso do local é transparente e permite registrar os efeitos do impacto na parte inferior do veículo testado com auxílio de leds e câmeras de alta velocidade e resolução, capazes de captar 1.940 quadros por segundo. Confira:

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    Crash-test da Fiat Toro no centro de segurança de Betim (MG)
    (Felipe Bitu/Quatro Rodas)

    O laboratório tem capacidade para avaliar veículos de até 4 toneladas a no máximo 100 km/h. Ao mesmo tempo, os equipamentos resistem a impactos de até 1.000 G (sendo G a unidade de aceleração da gravidade).

    “O teste de impacto confirma os resultados dos cerca de 800 ensaios virtuais”, conta Silvio Piancastelli, gerente de Conceito de Engenharia.

    Segundo a Fiat, o labotarório tem capacidade para fazer até 96 provas de colisões por ano. Só em 2019 serão 72 veículos abatidos testados.

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    Toro no Latin NCAP

    Toro Latin NCAP
    Avaliação de impacto lateral da Fiat Toro no Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

    Vale lembrar que em março de 2018 a Toro passou pelos testes frontal parcial a 64 km/h e lateral a 50 km/h no Latin NCAP. Mas não gabaritou.

    Foram quatro estrelas tanto em proteção para adultos quanto para crianças, de cinco possíveis.

    Apesar de o órgão ter constatado a estabilidade do habitáculo, a ausência de airbags laterais comprometeu a segurança dos passageiros na prova de impacto lateral.

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    Muito mais recentemente, esta semana, os compactos Argo e Cronos foram avaliados com três estrelas no programa, fruto da ausência de controle de estabilidade nas versões avaliadas (o item é disponível apenas nas configurações 1.3 automatizada e 1.8 automática).

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