Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat 500L vai mal em crash-test nos EUA

Monovolume teve resultados ruins em impacto diagonal

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 13h56 - Publicado em 30 jul 2014, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • seguranca

    O Fiat 500L foi a grande decepção da nova rodada de testes de impacto realizada com veículos compactos pelo IIHS, instituto responsável pela segurança viária nos Estados Unidos.

    O monovolume derivado do Fiat 500 obteve a nota mais baixa nos quesitos “Estrutura” e “Geral”. O principal teste realizado pelo IIHS é o de impacto diagonal, no qual a parte diagonal esquerda do veículo (justamente o lado do motorista) é colidida contra uma barreira rígida a 64 km/h, que simula um obstáculo como uma árvore ou um pequeno poste. As imagens mostram a destruição das colunas dianteiras, e nem o fato de os airbags frontais e do tipo cortina terem sido inflados conseguiu “salvar” o dummy (nome dado ao boneco de testes), que acaba se chocando contra a coluna “A”. Na vida real, isso causaria ferimentos fatais.

    Veja abaixo o vídeo do teste feito com o Fiat 500L:

    Dos 12 veículos avaliados, aliás, seis deles receberam o selo “Top Safety Pick”, atestando a segurança dos modelos. Destes, Chevrolet Volt e Mini Cooper Countryman chamaram mais atenção. Segundo o IIHS, o habitáculo do Volt se manteve íntegro (especialmente no lado do condutor), oferecendo baixos riscos de ferimentos aos ocupantes. Esta condição é relativamente difícil de acontecer, considerando que os veículos elétricos “sofrem” nos crash-tests por conta do elevado peso das baterias prejudicar a absorção de impacto. Foi o que aconteceu com seu rival direto, o Nissan Leaf, cujas notas não foram boas.

    Continua após a publicidade

    Já o Mini Countryman recebeu notas altas do IIHS. Lançado em 2011, o crossover derivado do antigo Mini Cooper foi o único veículo avaliado a receber nota máxima geral. Somente no quesito “Estrutura” o carro teve nota “Média”: em todos os outros critérios o carro recebeu a melhor nota.

    “O Mini Cooper Countryman teve um desempenho elogiável. A célula de proteção do veículo suportou bem o veículo e o trabalho conjunto dos cintos de segurança com os airbags contribuiu para controlar os movimentos dos dummies durante o impacto. Além disso, nossas avaliações indicaram que os ocupantes têm risco baixo de sofrer ferimentos em caso de impacto”, afirmou o vice-presidente sênior de pesquisas do IIHS, Joe Nolan.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.