Fiat 500 Hybrid Torino faz 20 km/l com motor do Mobi e sistema híbrido do Pulse
Subcompacto deixa de ser exclusivamente elétrico e ganha conjunto híbrido leve para voltar a ser um carro de volume na Europa

Agora é oficial: o Fiat 500 deixa de ser apenas elétrico e volta a ser um subcompacto a combustão para fazer volume de vendas na Europa – seu posicionamento desde o início. O modelo foi apresentado na Itália, com o batismo de 500 Hybrid Torino – em referência ao motor com sistema elétrico do Pulse e em homenagem à cidade natal da marca.
A Fiat não esconde os motivos que a levaram a adaptar um conjunto a combustão em um carro nascido para ser elétrico. Embora tenha feito certo sucesso quando lançado, em 2020, o 500e viu suas vendas caírem drasticamente nos últimos anos, com direito a paralisações na produção. Soma-se a isso o fim do 500 de segunda geração, ainda a gasolina, gerando uma lacuna para a gama de compactos a combustão na Europa.

Por isso, como uma solução rápida e não tão custosa, a marca fez o caminho inverso e adaptou uma mecânica a combustão no modelo elétrico. Além de preencher a lacuna, o 500 volta às suas origens de ser um carro urbano, estiloso e de volume para o mercado europeu.
O pequeno 500 Hybrid pouco muda no visual em relação ao 500 elétrico e, a diferença mais notável, é a adição de uma grade abaixo do nome “500” para auxiliar na refrigeração do motor. Os faróis e lanternas full led, bem como rodas, frisos e os repetidores de seta laterais cravados no recorte do capô seguem lá. Atrás, não há saída de escape aparente. Uma novidade chamativa é a nova tonalidade de amarelo para a carroceria.

Nada muda no interior, com a parte central do painel pintada na mesma cor da carroceria. O quadro de instrumentos é digital e, a central multimídia, fica destacada no painel e tem 10,25 polegadas. A lista de itens de série inclui piloto automático, chave presencial, faróis e lanternas de led, sensores de estacionamento, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de chuva, entre outros.
Por fim, o destaque do 500 Hybrid está “escondido”. Trata-se do motor 1.0 Firefly de três cilindros (o mesmo dos Fiat Mobi e Argo vendidos no Brasil) com sistema híbrido leve de 12V, como em Pulse e Fastback. São 65 cv de potência e o câmbio é sempre um manual de seis marchas.
O consumo do 500 Hybrid, porém, é bem melhor do que nos carros nacionais: faz 20 km/l de acordo com o padrão WLTP, usado pelos europeus. O compacto já cumpre as exigências de emissões das normas Euro 6E e tem emissões de aproximadamente 120 g/km de CO².
