Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ferrari SP51 é versão da 812 GTS tão exclusiva que nunca poderá ter teto

Modelo foi encomendado e idealizado por um cliente tailandês e traz mesmo motor e chassi da 812 GTS, porém com visual único

Por João Vitor Ferreira
30 set 2022, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma das mais famosas lições de moral que aprendemos é que dinheiro não compra felicidade. Isso é um fato. Mas se você for rico o bastante, pode encomendar seu próprio projeto para a Ferrari e vê-lo saindo do papel e se transformando em um legítimo esportivo feito em Maranello.

    Foi assim que surgiu a Ferrari SP51, feita sob medida para um ricaço de Taiwan. O supercaro faz parte do programa de projetos especiais da marca chamado de One-Off e é baseado na 812 GTS, trazendo mesmo chassi, layout e motor.

    Ferrari_SP51
    (Divulgação/Ferrari)

    Sob o capô, não há mistério. Na verdade, essa é a única coisa que a Ferrari mantém intacta quando recebe uma ideia de personalização de algum cliente. Logo, a SP51 se mantém com o mesmo V12 6.5 de 800 cv e 73,2 kgfm.

    Ferrari_SP51
    (Divulgação/Ferrari)
    Continua após a publicidade

    Onde a equipe e o idealizador realmente mexem é no visual. Liderados chefe de design Flavio Manzoni, a equipe criou uma cor nova para o modelo: o Rosso Passionale. Outro detalhe que não existia nas 812 GTS originais são as faixas azul e branca, inspirada na Ferrari 410 S de 1955.

    Ferrari_SP51
    Spoiler entre as ‘corcundas’ é uma das principais diferenças entre o SP51 e a 812 GTS (Divulgação/Ferrari)

    Diferente do que vemos nas Ferrari, o interior traz exatamente a mesma cor da carroceria. Inclusive, a faixa azul continua pelo túnel central e sobe até a traseira do veículo para dar esse ar de continuidade. Segundo a marca, foi principalmente na parte interna em que o proprietário teve maior participação nos detalhes.

    Continua após a publicidade
    Ferrari_SP51
    (Divulgação/Ferrari)

    Ainda falando do interior, chama atenção as costuras dos bancos, também em branco e azul, assim como os detalhes no painel e os bordados do famoso cavalo da Ferrari, que pode ser visto nos bancos e no descanso de braço.

    Ferrari_SP51
    (Divulgação/Ferrari)
    Continua após a publicidade

    A carroceria, no geral, é a mesma, mas ganhou alguns detalhes para se tornar única. Por exemplo, as duas saídas de ar na parte superior do capô e o aerofólio entre as colunas atrás dos bancos na parte traseira, que a Ferrari diz ter se inspirado nos modelos Targa e nos protótipos esportivos da marca dos anos 60.

    Ferrari_SP51
    O interior foi onde o proprietário mais teve participação em todo o projeto (Divulgação/Ferrari)

    Contudo, não há um teto removível manualmente como nos Targa tradicionais. A Ferrari SP51 simplesmente não tem nem nunca terá teto e, por isso, os designers e engenheiros tiveram que repensar a aerodinâmica com projetos virtuais e túnel de vento para garantir o conforto dentro do habitáculo mesmo em alta velocidade. 

    Continua após a publicidade
    Ferrari_SP51
    (Divulgação/Ferrari)

    Outro detalhe importante está nas peças em fibra de carbono, como a moldura do capô, que destoam e diferenciam o SP51 do 82 GTS, que tem a carroceria inteira de alumínio. Já as rodas, com aletas de fibra, foram projetadas especialmente para o modelo e os faróis dianteiros também receberam uma repaginada especial.

    Ferrari_SP51
    (Divulgação/Ferrari)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.