Uma das mais famosas lições de moral que aprendemos é que dinheiro não compra felicidade. Isso é um fato. Mas se você for rico o bastante, pode encomendar seu próprio projeto para a Ferrari e vê-lo saindo do papel e se transformando em um legítimo esportivo feito em Maranello.
Foi assim que surgiu a Ferrari SP51, feita sob medida para um ricaço de Taiwan. O supercaro faz parte do programa de projetos especiais da marca chamado de One-Off e é baseado na 812 GTS, trazendo mesmo chassi, layout e motor.
Sob o capô, não há mistério. Na verdade, essa é a única coisa que a Ferrari mantém intacta quando recebe uma ideia de personalização de algum cliente. Logo, a SP51 se mantém com o mesmo V12 6.5 de 800 cv e 73,2 kgfm.
Onde a equipe e o idealizador realmente mexem é no visual. Liderados chefe de design Flavio Manzoni, a equipe criou uma cor nova para o modelo: o Rosso Passionale. Outro detalhe que não existia nas 812 GTS originais são as faixas azul e branca, inspirada na Ferrari 410 S de 1955.
Diferente do que vemos nas Ferrari, o interior traz exatamente a mesma cor da carroceria. Inclusive, a faixa azul continua pelo túnel central e sobe até a traseira do veículo para dar esse ar de continuidade. Segundo a marca, foi principalmente na parte interna em que o proprietário teve maior participação nos detalhes.
Ainda falando do interior, chama atenção as costuras dos bancos, também em branco e azul, assim como os detalhes no painel e os bordados do famoso cavalo da Ferrari, que pode ser visto nos bancos e no descanso de braço.
A carroceria, no geral, é a mesma, mas ganhou alguns detalhes para se tornar única. Por exemplo, as duas saídas de ar na parte superior do capô e o aerofólio entre as colunas atrás dos bancos na parte traseira, que a Ferrari diz ter se inspirado nos modelos Targa e nos protótipos esportivos da marca dos anos 60.
Contudo, não há um teto removível manualmente como nos Targa tradicionais. A Ferrari SP51 simplesmente não tem nem nunca terá teto e, por isso, os designers e engenheiros tiveram que repensar a aerodinâmica com projetos virtuais e túnel de vento para garantir o conforto dentro do habitáculo mesmo em alta velocidade.
Outro detalhe importante está nas peças em fibra de carbono, como a moldura do capô, que destoam e diferenciam o SP51 do 82 GTS, que tem a carroceria inteira de alumínio. Já as rodas, com aletas de fibra, foram projetadas especialmente para o modelo e os faróis dianteiros também receberam uma repaginada especial.