Ferrari SP-8 é modelo único com motor de F8 e inspiração em clássicos
Novo modelo da marca italiana é equipado com V8 com mais de 700 cv e traz visual único com inspirações em outros Ferraris
![ferrari-sp-8 (3)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/ferrari-sp-8-3-e1698205318881.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A Divisão de Projetos Especiais da Ferrari continua a todo vapor e acaba de apresentar seu mais novo supercarro único. A Ferrari SP-8 é uma F8 Spider modificada e com pintura exclusiva que foi encomendado por um cliente de Taiwan.
No entanto, o SP-8 não é apenas um F8 Spider com teto diferente e uma nova pintura. Há outras modificações, como os faróis completamente diferentes, com máscaras e lentes exclusivas, e lanternas traseiras interligadas.
![ferrari-sp-8 ferrari-sp-8](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/ferrari-sp-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O carro ainda tem para-brisa e ponteiras de escapamento derivados da Ferrari 296 GTB e rodas com estilo retrô, com design de cinco raios fosco, uma versão moderna do conjunto usado na F40.
A tomada de ar frontal é feita de alumínio e projetada a partir de um molde 3D. A grade também engloba um visual retrô, trazendo faixas verticais.
![ferrari-sp-8 (1) ferrari-sp-8 (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/ferrari-sp-8-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Este traço característico da Ferrari também pode ser encontrado em outros elementos do carro, como na tampa do motor, onde existem faixas longitudinais, em referência à modelos clássicos.
Para a aerodinâmica, a Ferrari diz que passou muito tempo aperfeiçoando a carroceira do novo SP-8 por meio de simulações dinâmicas de fluidos computacional (CFD). Tudo isso para garantir que o carro permaneça confortável e silencioso, mesmo sem o teto.
![ferrari-sp-8 (2) ferrari-sp-8 (2)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/ferrari-sp-8-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O interior não é muito parecido com o de outras Ferrari novas. A marca italiana montou um seletor de marcha clássico, que traz nostalgia aos “bons e velhos tempos”. Apesar de não ser um visual habitual da montadora, ele não é inédito. Também já foi usado na SF90 Stradale quando lançada, em 2019.
Na parte mecânica, não há muita alteração. O carro segue com o mesmo motor do F8 Spider, usando o V8 3.9 biturbo capaz de gerar 710 cv e 78,5 kgfm, tudo isso despejado nas rodas traseiras.
A Ferrari SP-8 já está em exposição na Itália no autódromo de Mugello e permanecerá por lá até o final do evento Finali Mondiali Ferrari 2023, no dia 30 de outubro. Seu próximo destino será no Museu Ferrari, onde deve ficar até março de 2024.