Ferrari anuncia o fim da SF90 Stradale e 812 GTS
Substituto para a SF90 já está em desenvolvimento e versão Spider seguirá em produção; Roma deve ser a próxima a ser substituída
A Ferrari está fechando um ciclo e vai aposentar três de seus modelos atuais. A confirmação veio através do último comunicado financeiro do segundo semestre e, segundo a marca, a SF90 Stradale e a 812 GTS estão descontinuadas.
Com cinco anos de mercado, o fim da SF90 Stradale já era aguardado, afinal, a Ferrari já está testando seu substituto em Maranello sob muita camuflagem. O novo esportivo não teve muitas informações vazadas, mas espera-se que ele tenha uma versão atualizada do trem de força do SF90. Ou seja, podemos que o V8 4.0 junto dos outros três motores elétricos entreguem bem mais do que os 986 cv do modelo atual.
Entretanto, esse não será o fim da família SF90, já que a Ferrari não disse nada sobre o fim da sua versão conversível, a SF90 Spider. Quanto a SF90 XX Stradale, versão de mais apimentada de 1.030 cv, teve suas entregas iniciadas recentemente e deve seguir em produção até que todas as unidades sejam encomendadas.
O caso da 812 é ainda menos surpreendente. Em maio, a Ferrari apresentou a 12Cilindri, a nova responsável por ser o carro-chefe da marca e ostentar seu tradicional V12, decretando assim o fim da 812.
A nova 12Cilindri, além de um visual mais futurista e retilíneo, também adota mudanças no motor V12 6.5. Ele entrega 841 cv a 9.250 rpm e 69,13 kgfm a 7.250 rpm, podendo chegar ao máximo de 9.500 rpm. Isso garante um tempo de 0 a 100 km/h de 2,9 s para o cupê e de 2,95 s para a versão conversível.
Por fim, mas não menos importante, a Ferrari Roma parece ser a próxima a estar de saída. A montadora não decretou seu fim, mas revelou que o Gran Turismo teve uma queda na sua procura, assim como a 812 Competizione, indicando que o seu ciclo está se encerrando.
Ao contrário das outras, a Roma ainda não tem uma substituta, mas é bem provável que ela já deve estar nos planos para um futuro próximo da Ferrari.