Ferrari 296 GTB especial homenageia dobradinha de Rubinho e Schumacher
Edição especial da 296 GTB Assetto Fiorano é inspirada na corrida que deu o hexa de construtores consecutivo para a Ferrari no GP da Hungria de F1 em 2004
A Ferrari lucra com a exclusividade e, além das filas de espera intencionalmente longas, gosta de lançar séries limitadíssimas de seus carros. A mais nova delas acaba de chegar, homenageando o desempenho da Scuderia no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 de 2004.
Nessa corrida, Michael Schumacher venceu como sempre, e Rubens Barrichello completou a dobradinha. O resultado cravou o sexto título de construtores seguido da equipe e, quase 20 anos depois, inspira uma série de cinco unidades especiais da 296 GTB Assetto Fiorano.
A série especial é pintada com três camadas do mesmo tom de vermelho dos F1 de 2004. O contraste é dado pelas partes em branco ao redor da carroceria e do teto, além do número “1” sobre o capô.
Por dentro, os cintos de quatro pontos dividem charme com os encostos de cabeça, que trazem as cores da bandeira húngara e o traçado da pista de Hungaroring. Sob as portas, há soleiras em fibra de carbono que ressaltam a inspiração no carro vencedor e explica o motivo da homenagem.
O modelo-base, em si, já é preparado: em relação à 296 GTB mais simples, a Assetto Fiorano traz extras como amortecedores de corrida da Multimac, que também atende a várias equipes de F1.
Os para-choques em fibra de carbono são exclusivos, com aerodinâmica ativa que acrescenta mais 360 kg de downforce. Assim, dá para aproveitar melhor o motor V6 2.9 que faz parte do sistema híbrido de 830 cv e 75,5 kgfm.
A fibra também é amplamente utilizada no interior, a fim de diminuir o peso do carro. Com a mesma intenção, o vidro traseiro é trocado por uma placa de policarbonato e os painéis de porta são redesenhados para economizar 12 kg cada.
A Ferrari não divulgou o preço da série especial, mas as cinco unidades já foram adquiridas. Todas por clientes húngaros.