Ferrari 12Cilindri parte dos R$ 7,9 milhões e já tem 20 vendidas no Brasil
Novo Grand Tourer da Ferrari dá continuidade ao motor V12 6.5 da Enzo, que agora gera 830 cv sem turbo ou motor elétrico

As primeiras unidades da nova Ferrari 12Cilindri já desembarcaram no Brasil e começarão a ser entregues a seus compradores nos próximos dias. Substituto da 812 Superfast, este novo Grand Touter da Ferrari foi apresentado ao mundo em maio do ano passado e não abandona o motor V12 aspirado, tampouco se rende à eletrificação.
A Ferrari 12Cilindri tem preço inicial de R$ 7,9 milhões, mas há uma série de opcionais e itens de personalização (como bancos, teto e outros elementos em fibra de carbono) que elevam o preço final. A Via Itália, representante da Ferrari no Brasil, diz já ter 20 unidades pedidas entre a versão fechada e a conversível, Spider. As primeiras 12Cilindri Spider chegam ao Brasil no final do ano.

Pudemos conhecer uma das primeiras 12Cilindri destinadas ao Brasil, na cor branco ártico, que deixa bem evidente o contraste entre a cor da carroceria e as partes na cor preta característica deste modelo. Isso porque sua inspiração foi a lendária 365 GTB4 Daytona, produzida entre 1968 e 1973, e com uma faixa preta marcante entre os faróis e com saídas de ar no capô nas mesmas posições.
Na traseira, após o vidro em forma de delta, a máscara preta reaparece entre as lanternas. Em vez de um spoiler fixo, há duas abas ativas, uma de cada lado disfarçadas como o final dos para-lamas. Entre 60 km/h e 300 km/h, elas se elevam automaticamente 25 mm/10 graus, e o carro assume a posição de alta carga aerodinâmica.

A cabine tem painel simétrico, como se motorista e carona tivessem seu próprio cockpit. O carona também tem sua própria tela, com 8,8 polegadas, enquanto a central multimídia (com Android Auto e Apple Carplay) tem 10,25 polegadas. A maior tela é a do quadro de instrumentos, com 15,6 polegadas. É tão grande que a Ferrari dispensou o head-up display.
Quase todos os botões e comandos estão no volante, pois nem hastes atrás dele as Ferrari têm – só as enormes borboletas de fibra de carbono. O que há no console é, basicamente, um local para a chave, as chaves seletoras de marcha, um porta-copos e uma base de carregamento sem fio para smartphones. Cabe ao proprietário escolher onde será couro ou Alcantara, o tipo do couro e também a cor dos materiais e as costuras. Os bancos também podem ser trocados.

O motor V12 6.5 aspirado hoje chama-se F140-HD e vem sendo atualizado desde 2002, quando apareceu na Ferrari Enzo. Agora produz 830 cv (9.500 rpm) e 69,1 kgfm (7.250 rpm), um novo recorde extraído de um motor de Maranello naturalmente aspirado de produção em série.
O software de gerenciamento do motor foi desenvolvido para variar o torque máximo dependendo da marcha selecionada, com o objetivo de gerar uma resposta mais suave e progressiva ao trocar de marcha. Ao mesmo tempo, o câmbio de dupla embreagem com oito marchas teve suas relações encurtadas em 5% na comparação com sua aplicação na SF90 Stradale.

A Ferrari declara um tempo de 0 a 100 km/h de 2,9 s e de 0 a 200 km/h e 7,9 s para o cupê, que é relativamente leve: tem 1.560 kg. A velocidade máxima declarada é de 340 km/h.
Confira as impressões ao dirigir a Ferrari 12Cilindri aqui.