FCA adia SUV Fiat, Jeep 7 lugares e Renegade e Compass híbridos em um ano
Antonio Filosa, CEO da marca para a América Latina, confirmou que os planos da fabricante estão em revisão devido ao coronavírus
A pandemia do novo coronavírus vem causando transtornos para a FCA, controladora de marcas como Fiat e Jeep.
O grupo está com as fábricas no Brasil inoperantes desde 27 de março e na última semana fechou acordo para redução de salários e jornada de trabalho de seus funcionários.
Em uma live transmitida nesta quarta-feira (22) pelo site Automotive Business, o CEO da marca para a América Latina, Antonio Filosa, confirmou que os próximos lançamentos sofrerão atrasos.
De acordo com Filosa, os produtos que estavam previstos para 2021 e 2022 serão adiados em um ano.
Sendo assim, o SUV da Fiat, derivado do Argo e chamado internamente de Projeto 363, que tinha previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021, deve chegar só em 2022.
Já o segundo SUV da Fiat, acupezado, deve aparecer na sequência, no final de 2022. Os dois modelos serão produzidos na fábrica da marca em Betim (MG).
Outro modelo da marca italiana, o compacto Fiat 500 com motorização elétrica, seria apresentado no final deste ano. Mas agora chegará importado em 2021.
Outro lançamento importante da FCA para 2020 seria a nova linha de motores 1.0 e 1.3 turbo flex produzida em Betim (MG) e com produção prevista para iniciar em outubro.
Agora, os novos propulsores devem ser apresentados e começar a equipar os carros da marca a partir de 2021.
Desta maneira, para 2020 a Fiat deve ter apenas a nova Strada como lançamento. A picapinha já foi apresentada para imprensa, mas teve a chegada oficial foi adiada pelas restrições impostas pela pandemia e deve ocorrer em julho.
Quanto à Jeep, a ideia da FCA para a marca era apresentar no Salão do Automóvel de São Paulo as versões híbridas de Renegade e Compass, que serão importadas para o Brasil.
Entretanto, com o cancelamento da edição deste ano do evento e também devido à crise do coronavírus, a marca confirmou que as importações devem começar apenas em 2021.
Por fim, o SUV de sete lugares da Jeep, que será fabricado na planta de Goiana (PE) e estava previsto para 2022, deve ficar para 2023.
De acordo com Filosa, a ideia da FCA é retomar gradualmente a produção nas fábricas a partir de maio, fazendo testes para verificar a possibilidade de se normalizar as atividades por completo em junho.
O executivo projeta uma queda de 40% em relação ao desempenho de vendas do ano passado e prevê uma recuperação total somente para 2023.
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